-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 15 de julho de 2013

O que será

O que será que será?
Que dá dentro da gente
E que não devia
Que desacata a gente que é revelia
(...)
Que nem dez mandamentos vão conciliar
Nem todos os unguentos vão aliviar
Nem todos os quebrantos toda alquimia
E nem todos os santos
Será que será?

Chico Buarque



Chá de capim santo

Há momentos na vida da gente em que as coisas desabam. Você se acabrunha, fica “tão down”. A casa parece cair e seu astral vai junto com ela. Muitos são esses momentos que eu já passei e ainda passo. Dizem que é olho gordo, quebranto, e até feitiço. Poxa, tudo isso. Deve ser mesmo. Ai a gente se isola. Fica fora do ar. Quando isso me acontece, logo penso: tem alguém torcendo contra mim. Estão querendo me tomar todos os meus bens. Meus “carrões”, o “iate”, o “jatinho”. Até mesmo a “mansão” dos meus sonhos de toda uma vida. Que fique entre nós, tudo isso eu tenho mesmo mais do que eles. Só porque eu tenho a paz que preciso. Mas essa gente é muito má. Existe uma “certa” arte na maldade desse povo. A inveja é uma lâmina tão cortante... E quando eu desabo logo recorro aos meus chás. É que na minha cabeça tudo isso é um problema só do corpo, do organismo frágil. Esqueço que a alma fica bichada nessas horas. De todos os unguentos de que faço uso, fico com o chá de capim santo. Não é só por tradição. É que acho bem mais ameno. E dizem que acalma. Relaxa. Mas para mim, talvez porque o primeiro nome me remete ao animal que eu sou, e o segundo por me fazer lembrar as entidades protetoras as quais preciso apelar sempre.

Eliel Silva/julho.2013

Imagem: Internet

Nenhum comentário: