-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sábado, 31 de março de 2012

"Foi um sonho medonho,
Desses que, às vezes,
A gente sonha e baba na fronha
E se urina toda e já não tem paz."
(Não Sonho Mais - Chico Buarque)

Meu milésimo sonho

Parte 2

Me encontrei com outra interna.
Falei pra ela: - Oh, posso falar com meu amor?
- Bem – disse ela – você me promete uma coisa?!
- Pode dizer – disse eu.
Ela trazia nas mãos uma espécie de sanfona. Senti que cada tecla daquela acionada provocaria uma explosão dos diabos. Mas fiquei na minha e me peguei com os santos.
Disse ela: - Dê-me um adiantamento em dinheiro!
Não entendi nada e subi as escadas correndo.
Ela gritou: - Jesus não perdoará você nunca!
Eu gritei: - Nem também aceitaria essa proposta!

No último degrau arranjei tempo pra pensar e parei.
Pus a mão no queixo: - Em que confusão eu fui me meter!
Mal acabei de pensar, ouvi som de tamancos arrastados pelo chão.
Era uma senhora bem mais velha que as outras. Ela vestia camisola. Veio a mim atraída pelo barulho.
- Oh, não sabia que estavas aqui!
- Também eu, não sabia que a senhora usava tamancos – disse eu meio sem jeito.
- Posso falar com meu amor?
- Claro, pegue a vassoura e lave o banheiro.
- Não, eu não sou o faxineiro, eu quero falar com uma garota daqui.
- Não tem importância – disse ela – faça isso para mim, sim! Os sanitários estão horríveis.
Vi que não havia jeito mesmo.
Pus-me a correr novamente.
- Ai! – gritei ao ver a diretora outra vez.
Perguntou-me ela: - Afinal, quem é você?
Eu disse: - Bom, eu não sou o John Lennon, mas tudo que eu quero é ter um pouco de paz ao lado de alguém.
- Você também não parece ser Lázaro – disse ela pra mim – mas como fede a carniça!
- Por favor, minha senhora...
- Mas que queres aqui, afinal? Pelo amor de Deus!
- Tudo que eu quero é ter ela comigo agora.
- Pois eu acho melhor é você dar o fora.
- Oh, não! Por favor. Ela é muito importante para mim.
- Que drama! – me gozou a chefona.
Depois acendeu o pavio e falou, cheia de si:
- Não e não. Saia logo daqui!

Eliel Silva (1986)
Imagem: Internet

Nenhum comentário: