-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mais uma vez

“Onde anda o tipo afoito
que em 1 – 9 – 6 - 8
queria tomar o poder?
Hoje, rei da vaselina,
Correu de carrão pra China,
só toma mesmo aspirina
e já não quer nem saber.”
(Os Profissionais – Belchior)


Vou te contar...


“Tem gente que gosta de opinar sobre tudo: do cocô à bomba atômica”, falou certa vez o Jô Soares. E não é bem verdade! Inclusive o próprio. Engraçado é que na hora de agir, de mostrar soluções, levantar uma bandeira, aí é que são elas. Mas as vezes não dá pra se calar mesmo. O silêncio pode ser bem pior.
Nesse Tributo a Legião Urbana, realizado no último sábado, no Centro Esportivo e Cultural de Ceará-Mirim, em determinados momentos eu senti um certo vazio. Não que faltasse material da banda capitaneada por Renato Russo, ou que não houvesse empolgação por parte dos músicos que tocaram no evento, mas por falta de um grande público. A banda homenageada e as que participaram da festa mereciam um reconhecimento maior. Senti falta sim, daquela gente que eu sei, comunga (ou pelos menos já comungou) com a mensagem da Legião. Um componente de uma das bandas ali presentes chegou pra mim e comentou sobre a ausência de um público maior da cidade. E é verdade. E assim como o cantor Belchior a gente também se pergunta: “donde están los estudiantes? Os rapazes latino-americanos? Os aventureiros, os anarquistas, os artistas? Os sem-destino, os rebeldes experimentadores? Os benditos malditos, os renegados, os sonhadores?” Será que ficaram presos em enormes barricadas feitas com o lixo que a cidade já não tem como comportar? Bom, são apenas suposições. O certo mesmo é que quem não compareceu ao CEC deixou de ver e ouvir músicos empenhados em (re)passar o recado dos poetas (poetas, entendam bem!) de Brasília.
Felipe Campos

Em momentos assim, fica quase
 impossível não se apaixonar

Quem não foi lá não viu, por exemplo, Felipe Campos encarnando o Renato Russo em sua fase do trovador solitário. Nada melhor para abrir um tributo a Legião Urbana se não dessa forma intimista. É quando o público presente começa a entrar no clima.
E o Felipe passa a bola (ou melhor, a música) para os “meninos” da banda KDA2. Sem querer bancar o puxa saco, mas para mim, a melhor banda daquela tarde/noite. Eu que conheço bem a história desse grupo, das buscas por um lugar ao sol, de tantas apresentações “de graça”, só pelo prazer de tocar, de mostrar um trabalho feito com muita dedicação, confesso que vê-los ali tão seguros, tão fiéis ao rock brazuca, isso me fez um bem danado. Esqueci até dos “senões” da nossa realidade.
Banda KDA2

Idéia genial essa de intercalar as apresentações com um som de DJ. Assim não ficam aqueles espaços em branco, infindáveis, que tanto atormentam os que só querem mesmo é ver e ouvir a banda tocar. Quase impossível não se deixar levar pela batida forte, somada aos efeitos das luzes. O momento era tão contagiante que até velhos roqueiros como Erivan Seixas e o sério empresário Ubiratan Severo foram para a “pista” arriscar uns movimentos. É a força da música, brother! São as boas vibrações.
Quem não se rende ao som do DJ Ghinão?!

Fiéis seguidores da Legião Urbana

Mobydick, única atração que veio de outra cidade, mesmo nadando num estilo musical que não parecia ser muito a sua praia, não fez feio não. Os caras rearranjaram alguns clássicos da banda homenageada que se encaixaram muito bem à “pegada” deles. Assim, misturaram Perfeição da Legião com Like a Rolling Stone de Bob Dylan, e ficou perfeito.

Mobydick com Giancarlo
Convidaram ao palco o grog Giancarlo Vieira que por sua vez, após interpretar Legião Urbana, chamou a sua filha, a pequena Giovana, para com ele também homenagear o rei do rock, Elvis Presley. E o anjinho botou todo mundo pra dançar. Beautiful!
Momentos que ficam guardados pra sempre

A banda Cosmo entrou em cena com uma certa dificuldade em equalizar o som dos instrumentos. Em alguns momentos ficava uma sonoridade tão grave que aniquilava a beleza das canções. Mas os caras se superaram e tocaram em frente. Deram o recado proposto e fica então a expectativa de uma próxima atração.

Momentos da banda COSMO
Seja o que for, com vida e saúde, eu estarei lá e levarei minha turma. Só não levo o meu cão por uma questão de segurança, mas aqui em casa ele que não é radical, e as vezes até parece “racional”, escuta com carinho o som que eu boto pra tocar.
Ah! Pra que ninguém esqueça, fica o registro: foi bonito ver as nossas crianças brincando na quadra do clube, alheias talvez ao som que rolava, mas de certa forma se fazendo presente. Um dia eu ainda escrevo só para elas.

Créditos:
Texto e fotos (exceto a primeira): R&C
Mais cobertura do tributo no blog GOTO SECO (link ao lado)

5 comentários:

Unknown disse...

Fico muito feliz de ter o seu reconhecimento, até porque você tem fundamental importância na história dessa banda. Em nome do KDA2 eu te agradeço pelas suas palavras em mais um excelente texto,como também agradeço a todos que se fizeram presentes no evento.
Um abraço...
Thiago Carvalho.

KDA2 disse...

Eliel aqui agradeço as suas palavras e confesso que estava muito ansioso para ver como foi o tributo no seu ponto de vista, grato pelas palavras dirigidas ao KDA2, a sua opinião sempre foi e vai ser de muita importância. Fiquei feliz e surpreso, às vezes pode até falta na técnica, mas sobram na vontade e no prazer de tocar estas canções. Viva Legião Urbana, viva ao Rock Nacional.
Hérmano,Kda2.

Anônimo disse...

Parabéns aos organizadores do Tributo a Legião, em especial à Banda KDA.2. Infelizmente compromissos outros assumidos anteriormente para a mesma data me impossibilitaram de marcar presença, apesar de ter tentado conciliar.
Pela postagem do Eliel, nós que deixamos de comparecer perdemos um evento marcante. Aguardamos o próximo.
Edvaldo Morais
C.Mirim RN

Sâmya Rafaela disse...

Parabéns garotos, não pude me fazer presente mas tenho certeza de que tudo isso que estão falando sobre vocês (Tributo em geral) é verdade! Vocês são D+.
Beijão...

Dj Ghinão disse...

Eliel, obrigado pelos elogios, vou te confessar que fiquei com um pouco de receio quando Herminho me chamou pra fazer essa participação nesse tributo, já que era um evento voltado pro rock e principalmente em homenagem a umas das maiores bandas do rock nacional, mas fui, chegando lá meio acanhado comecei atocar umas músicas de Legião remixadas e vi q o pessoal começaram a gostar, e fui me soltando, quando vi q minha participação tava sendo positiva, mais surpreendente pra mim foi ver o pessoal pedindo pra tocar as músicas eletrônicas, mais é isso mesmo, graças a Deus a galera curtiu, dançou, pulou e mais importante aprovou que fico muito grato por isso, espero que no próximo ano seja no mesmo formato e vamos levar a galera ao delírio. Muito obrigado por suas simples palavras que apartir de hoje vou usá-las nas minhas divulgações.

"QUEM NÃO SE RENDE A ESSE SOM? rsrsrsrs

Obrigado Eliel.