-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

O vôo da Fênix

“Essa moça ta diferente
Já não me conhece mais
Está pra lá de pra frente
Está me passando pra trás.”
(Essa moça tá diferente –
Chico Buarque de Hollanda)

Sâmya, cantando em um halloween,
com a banda Alma de Borracha



DAS CATACUMBAS

Ela foi descoberta pelo seu professor de inglês que, atento às suas inclinações para a música, convidou-a para um teste em sua lendária banda Alma de Borracha. A moça agradou em cheio, e assim Ionaldo Oliveira, feito um descobridor de talentos, trouxe Sâmya, a jovem cantora, para a cena musical da cidade.
O grupo Alma de Borracha tinha um histórico impressionante de tocar halloween, e a nova cantora entrou na onda underground. Com uma forte tendência e simpatia pelo black, e um repertório que ia do pop rock nacional e internacional, à baladinhas açucaradas executadas amiúde nas novelas de então, também dominando clássicos da época, com voz firme e com “aquele seu jeito sexy de ser”, Sâmya não demorou a conquistar uma legião de admiradores. Houve uma apresentação no mercado público, no projeto Quinta Cultural, em que o Alma de Borracha simplesmente mostrou a que veio.
Os primeiros passos, com Alma de Borracha

Pois é, mas e para onde foi a banda, então? Sabe como é, o sucesso traz a glória, mas também traz as desavenças, e assim começam os desencontros. E a fase áurea do grupo passou como o vento. De lá pra cá, Sâmya foi tentando se acertar com outros grupos. Propostas não lhe faltaram, e até chegou a arriscar uma carreira solo. Mas é tudo tão difícil. Ainda mais nessa terra dos Barões.
Agora em 2010 ela reaparece. Eu a ouvi pelo rádio, no Prata da Casa, que é uma iniciativa do diretor da Fundação Cultural Nilo Pereira, o senhor Waldeck Moura. Esse programa radiofônico tem a proposta de dar vez e voz aos artistas da terra; é levado ao ar pela 87 FM, às 10 horas, nas manhãs de domingo. Quando o apresentador Edvaldo Morais anunciou a atração daquele dia 12 de setembro, fiquei ansioso, porque eu já conhecia o trabalho da artista e suas performances com a banda, mas assim num estúdio, arriscando uma interpretação em playback, seria inédito para mim. Na primeira canção executada ela já me deixou de quatro, pra usar uma expressão bem original de roqueiro. Nada daquele pop rock grudento e tão adorado pela massa juvenil. A "nova" cantora encarava uma MPB rebuscada, com arranjos próprios e interpretação idem. Só me restou entrar na fila dos que tentavam quase que sem sucesso, uma ligação para a emissora a fim de lhe cobrir de elogios. Finalmente consegui, depois de muitas tentativas, e meio abobalhado dei-lhe o meu parecer.
A intérprete, com seu esposo, o músico Eidson
À tarde, em evento promovido pelo Goto Seco ela estava lá. Aí então pude conferir ao vivo e em cores “baixar o santo” na moça. Summertime, da Janis Joplin, foi qualquer coisa de surreal.
Meninos e meninas, jovens músicos da minha terra, vão escutar Sâmya Rafaela cantar! Ela é uma artista já pronta. E sabe o que mais, se for difícil imitá-la na maneira de cantar, ao menos tentem copiá-la na simplicidade e no seu carisma. Aí sim, vai ter muita gente boa tocando por aqui, e teremos motivos de sobra para sair de casa em busca de um bom show.
"Abrindo espaço" para os amigos
 
Créditos:
Texto: Eliel Silva
Fotos 1 e 2: Acervo do Alma de Borracha (Profº Ionaldo)
Foto 3: Edvaldo Morais (do Portal Grande Ceará-Mirim
- olha aí, Waldeck, copiei SEM autorização)
Fotos: 4 e 5: Eliel Silva (evento do Goto Seco)

7 comentários:

Sâmya Rafaela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Realmente Eliel, a Janis na bela voz da Sâmya foi de fazer viajar qualquer roqueiro que estivesse lá domingo... sei que foi de propósito...eu nesses anos de rock, quando escutei o primeiro acorde logo fiquei bom, mas assim que ela cantou tomei mais um gole para acordar..realmente esta menina vai transformar o som em nossa cidade que precisa valoriza-la... valeu e parabens Sâmya

Anônimo disse...

Belíssima a apresentação da Sâmia no evento do Goto Seco. Confesso que fiquei boquiaberto com sua performance.
Parabéns garota.
Ilton Soares.

Unknown disse...

Conheço a Samya de muito tempo de muitas jornadas musicais, eu vivia me perguntando o porque que uma pessoa como ela com estava ainda no anonimato, bem rsrs, pode existir outros talentos na música ou não que ainda não sairam ou não tiveram oportunidade de aparecer. Mas estou querendo mesmo é parabenizar a Samya e dizer a mesma que vai chegar muito muito longe, basta ter oportunidade. Parabéns Samya.

Anônimo disse...

Caro Amigo Eliel Silva, apesar de não podê estar presente no evento do goto seco por motivos superiores, tive o prazer de poder ouvir nossa querida amiga Sâmia no programa do ed na 87FM pela manhã antes de sair para Natal, e ainda consegui uma ligação, graças a minha insistência e da minha filha mais nova, que tem a quem puxar(tal pai, tal filha). Me emocionei muito, como sempre faço, quando vejo alguêm comentar sobre o alma de borracha, e ao ler no seu blog, quando vc falou daquela nossa apresentação no mercado públlico. Lembro ainda da Sâmia cantando as músicas do aha e emocionando todo o público presente. essa garota é D+. Quem sabe um dia, nós não poderiamos nos reunir ao menos uma vez, para matarmos a saudade com quase todos do alma, digo quase todos, porque nesse plano seria impossível contarmos com dois dos nossos queridos baixistas(DAVI e HUGO) que já passaram para o plano superior. Um grande abraço amigão, e parabéns amiga, vocês merecem tudo de bom.
Do seu grande amigo Ozair(Bombeirinho).

Sâmya Rafaela disse...

Meus queridos eu tive que excluir o comentário que eu já havia feito, por que eu errei a data do evento no qual irei me apresentar... Correção (será amanhã dia 25/09) Além de mim terá a presença da Nossa querida Didé Rodrigues e Cristina de Holanda conto com a presença de todos vocês!!!

Mas eu quero dizer que amo muito todos vocês e eu acho que você Auzair está mais do que certo,vamos sim nos reunir para fazermos AQUELE SOM! Em outubro teremos muitas surpresas... ME AGUARDEM!!!

Anônimo disse...

Quando o assunto é Sâmia eu jamais poderia me calar ou se quer fechar meus ouvidos. Numa época em que ninguém a conhecia eu tive a coragem e a audácia de acreditar naquela minha aluna que mal era percebida num canto da sala de aula. Seu jeito de adolescente rebelde passava a aula inteira me desenhado e fazendo gracejos, mas os seus ouvidos com certeza estavam atentos as minhas aulas de Inglês e justamente daí começou a cantarolar algumas canções pelos corredores do colégio. Não tive nenhuma dúvida e logo a convidei para fazer um teste na saudosa banda ALMA DE BORRACHA da qual eu fazia parte. Sua estréia no Halloween do Ubaldo Bezerra foi um verdadeiro sucesso e logo então eu percebi o quanto aquela menina tinha talento e carisma. Posso afirmar que a partir desse momento a banda passou pela sua melhor fase e faltou muito pouco para que nosso sonho fosse concretizado. Dividi o palco com ela em muitos shows, mas eu era apenas uma sombra ao lado do seu sucesso. Isso não me incomodava. Do contrário, me deixava extremamente feliz em poder ver as pessoas cantando com ela e gritando o seu nome. Bons momentos que jamais esquecerei. Sinto muito pela banda não ter continuado devido a motivos que não valem à pena serem ditos. Hoje só resta a lembrança e a certeza de que fizemos a coisa certa que era justamente poder oferecer algo diferente e inusitado a nossa geração, já que a nossa cidade só valoriza o forró e a swingueira. Quero avisar que o rock ainda não morreu por aqui, está apenas adormecido. E que logo em breve ele estará de volta. Fico feliz por Sâmia ter despertado do sono, apesar de não está cantando rock, mas ela é a voz que não pode calar e nem ficar no anonimato. Sucesso garota e que DEUS te abençoe cada vez que você subir num palco pra mostrar o talento do qual tu fostes agraciada.
Ionaldo Oliveira