"Na linha do horizonte
Do alto da montanha
Por onde quer que eu ande
Esse amor me acompanha
A luz que vem do alto
Aponta o meu caminho
É forte no meu peito
Eu não ando sozinho..."
"Fé" (Roberto e Erasmo Carlos)
Uma das prioridades da ação evangelizadora na Arquidiocese de Natal é difundir os santuários católicos existentes no Rio Grande do Norte como lugares de evangelização. Um deles é a gigantesca estátua de Santa Rita de Cássia dos Impossíveis, que está em fase de conclusão no Monte Carmelo na cidade de Santa Cruz/RN, distante 120 kilômetros da capital. Quando estiver pronta medirá 42 metros de altura, tornando-se a maior de toda a América Latina. (O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, mede 38 metros).
Tivemos a oportunidade de estar no local neste sábado, 22/05, dia em que a principal cidade da região do Trairí celebra sua padroeira Santa Rita. A cinco quilômetros da cidade já avistamos o monumento. Romarias e peregrinações de várias partes do RN, e até de estados vizinhos, chegavam a todo instante. A cidade ficou pequena pra tanta gente que foi participar do encerramento dos festejos, inclusive caravana de Ceará-Mirim. Presença de muitos religiosos (dois bispos e diversos padres), autoridades civis (leia-se políticos), romeiros e peregrinos que acompanharam missa, procissão, quermesse (com leilão de garrotes, carneiros e galinhas ao meio dia em ponto), barraquinhas, parque de diversões, festival de prêmios e outros atrativos característicos nas festas de padroeiras.
A estrada que leva ao Monte Carmelo ainda está em fase de pavimentação e a estrutura a ser inaugurada não foi concluída, motivo pelo qual a programação foi toda cumprida no entorno da Matriz de Santa Rita. Após a procissão, o Governador do Estado, Sr. Iberê Ferreira de Souza, que é de Santa Cruz, em pronunciamento, anunciou autorização para a conclusão do calçamento que dá acesso ao monte, já definindo a data de inauguração.: 27 de junho próximo. Driblando os pequenos obstáculos de uma estrada de barro, paralela as obras, conseguimos chegar na “baratinha branca” no topo do Monte, “aos pés” da estátua de Santa Rita, onde a visão da cidade e parte da região do Trairí é fantástica. Podemos concluir que, quando estiver funcionando todo o complexo turístico-religioso, que inclui restaurantes, lanchonetes, lojinhas, altar para celebrações e outros equipamentos, o Monte Carmelo em Santa Cruz tem tudo para ser um dos grandes centros de peregrinação em nosso Estado, como acontece no Juazeiro do Norte e Canindé (CE) e em outros santuários espalhados pelo Brasil.
Edvaldo Morais (Colaborador do Blog)
Nenhum comentário:
Postar um comentário