-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quinta-feira, 22 de abril de 2010

26ª Corrida Ciclística 21 de Abril

Nas estradas da vida

"Nesta longa estrada da vida,
vou correndo e não posso parar.
Na esperança de ser campeão,
alcançando o primeiro lugar..."
(Estrada da Vida - Milionário e José Rico)

Fui dar uma olhada na 26ª Corrida Ciclística 21 de Abril e fiquei maravilhado com o que presenciei. Um expressivo número de participantes com um público também bastante grande. Mais uma vez o esporte dá uma guinada e supera os problemas do dia a dia. Primeiro a largada das mulheres, curiosamente em número bem menor que os homens. Depois aquela grande largada dos competidores masculinos, de frente a Biblioteca Pública. Todos, claro, com aquela esperança de vencer, ou pelo menos, chegar num dos primeiros lugares. E assim enfrentaram em todo o percurso estradas lamacentas e com tantos outros obstáculos, isso apenas mostrando um reflexo de como é a vida real, cheia de altos e baixos e tantas dificuldades. E a certeza de que é preciso seguir em frente, ser forte e perseverante, só assim é que se alcança os objetivos. Creio que todos aqueles ciclistas, uns já bastante conhecidos, outros anônimos, tinham um só pensamento: a marca da chegada. Uma das coisas mais emocionantes dessa maratona foi exatamente a chegada dos três primeiros colocados. Foi muito bonito ver aqueles três competidores superarem seus anseios de vitória particular de cada um e se apresentarem na marca da chegada, abraçados, cada um com a mão no ombro do outro, num gesto inédito, pelo menos para mim, na história dessa competição. Milímetros de diferença do pneu dianteiro das suas máquinas foi o que fez a diferença na colocação. Mas para eles a união daquele momento era mais importante que outros detalhes da premiação. Isso prova que na vida muitas vezes chegar na frente nem sempre significa a maior vitória, mas chegar juntos, isso sim, pode fazer muito mais sentido. Parabéns a todos os participantes!
Imagens da corrida:

Execução do hino da cidade
~~~~~~~
Uma participação folclórica
~~~~~~~
Troféus e medalhas
~~~~~~~
As compedidoras...
~~~~~~~ 
...e competidores
~~~~~~~
Os três primeiros colocados - unidos pelo mesmo objetivo
~~~~~~~
Premiação - competidoras
~~~~~~~
Lúcio Som comanda a solenidade de premiação
~~~~~~~
Premiação - competidores
~~~~~~~ 
A 1ª colocada, com cara de felicidade
~~~~~~~
Hora de repor as energias

Fotos: Eliel Silva

3 comentários:

João André disse...

KKKKKKKKK.... MAIS UM BLOG DA PREFEITURA. KKKKKKKKKKKKK....JORGE, JHANCY, GERSON E ELIEL. KKKKKKKKKK...

Pedro Torres da Rocha disse...

Eliel. Parabéns pelo texto, muito bem redigido, retratrando aquilo que aconteceu no dia 21. O enfoque dado nos leva a uma reflexão sobre a competição. No mínimo nos faz pensar sobre o "ter que chegar em primeiro lugar". Será que podemos um dia encontrar prazer em participar sem a preocução da vitória individual? E se a vitória pudesse ser compartilhado por muitos e não apenas um só? Mais uma vez, parabéns pela excelente matéria postada. A escrita está ao alcance de todos, porém escrever bem é privilégio de alguns. Você é um desses privilegiados.
Pedro Torres da Rocha.
Pedro Torres da Rocha.

ELIEL SILVA disse...

Quero agradecer aos amigos João André e ao Pedro Torres por seus comentários e opiniões de forma tão distinta à respeito da matéria que escrevi sobre a corrida ciclística. Pois é, amigos, as vezes ouso dar uma de poeta e aí vou tecendo comentários, à minha maneira, dos fatos e coisas que vou presenciando vida afora. Pedrinho, muito obrigado pelas palavras de incentivo!