-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Herança do Teodicéia

“A semente era pequena
ninguém podia crer
que um dia ela pudesse crescer, como cresceu.
Nem mesmo quem na terra
com zelo a semeou
podia ter a idéia do que ela se tornou.”
(História de uma semente – Pe. Zezinho, scj)
Família Brito, em visita à nossa casa

Nesse sábado à noite recebi em minha residência a visita de uma família feliz. Amigo de longas datas, desde a época em que servimos juntos a Aeronáutica, João Batista Brito Rodrigues, hoje morando na cidade de Mamanguape, na Paraíba, em visita aos seus familiares na terra dos verdes canaviais resolveu passar por aqui. João Brito, hoje casado com a jovem senhora Joana D’Arc, uma ex-integrante do extinto grupo de jovens Teodicéia, que fez história em nossa cidade no final da década de 1970 e início dos anos 1980, foi agraciado por ter encontrado uma pessoa oriunda de uma família simples, porém muito bem estruturada e educada nos preceitos bíblicos. Dessa união nasceram seus três filhos: Robson, Renato e Rafaela. Os rapazes hoje integram o Ministério de Música Teodicéia, grupo musical católico surgido em 2005, que segue o exemplo de tantos outros grupos do gênero, evangelizando através da música.
Voltando um pouco no tempo: o Grupo de Jovens Teodicéia, pertencente a paróquia da nossa cidade, tinha como coordenador o Fernando Oliveira, desde então, incansável nessa arte de evangelizar e preparar corações jovens para a vida. Joana D’arc, filha do casal Genésio e D. Severina, irmã da ouvinte assídua do nosso programa Jovem Guarda Especial, Francisca Lucinete, residente em Ponta do Mato e também irmã dos músicos, hoje ausentes de Ceará-Mirim, Gilvan (Grupo Bicho de Sete Cabeças) e Jurandi (Grupo Estrada do Som), trouxe para os dias atuais a herança do antigo grupo de jovens. De uma família tão musical, seria bem provável que aqueles garotos despertassem interesse pela música. E assim esses jovens seguem essa missão de evangelizar com música. João, que não se dedicou a nenhum instrumento, muito embora um dia tenha tentado “arranhar” um violão, hoje fica como espectador e admirador do grupo, enquanto que sua filha Rafaela cuida da imagem, é a fotógrafa oficial e Joana D’Arc participa fazendo os vocais de apoio. O Ministério de Música Teodicéia já tem um CD gravado, com o título Chance. Ontem, durante o programa Jovem Guarda, tivemos a visita do João Brito, juntamente com seu filho Robson e seu pai, o senhor Manoel. Estamos aguardando dos músicos uma demo do grupo para incluirmos na programação católica da rádio FM 87 e assim podermos divulgar esse belíssimo trabalho desses jovens que tiveram suas sementes semeadas aqui em nossa cidade, num longínquo tempo onde talvez nem se pensasse na alegria da colheita futura.
O jovem Robson - guitarrista do grupo,
aqui fazendo uma demonstração do seu talento
 musical no velho violão do Eliel Silva

Ficha técnica - tirada do ORKUT do grupo: Ministério de Música Teodicéia: Renato Brytto: Voz e Guitarra Base - Robson Brytto: Guitarra Solo e Vocal - Daniel: Baixo - Felipe: Bateria - Joana Brytto: Vocal de apoio

Crédito das fotografias: Bel Silva

Nenhum comentário: