-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

domingo, 14 de março de 2010

Dia Nacional da Poesia

Poetas da minha terra, do meu país, desse mundão...

Nesse Dia Nacional da Poesia, nossa homenagem primeira aos poetas e poetisas cearamirinenses: 

Adele de Oliveira, Ana Antunes, Anete Varela, Célia Maria Nascimento da Silva, Célia Pimentel, Etelvina Antunes de Lemos, Francisca Lopes, Francisco de Assis Rodrigues, Francisco Navegantes, José Augusto Meira, Juvenal Antunes, Lúcia Helena, Luciana Galdino, Manoel Fabrício (Amarildo), Maria da Conceição Araújo, Maria das Dores Bezerra Cavalcante, Maria Eugênia Montenegro, Ruy Lima, Sandro Soares, Vanilde Machado, Vera Lúcia e tantos outros... Alguns desses poetas e poetisas têm livros já publicados e disponíveis para leitura na Biblioteca Pública Municipal Dr. José Pacheco Dantas em Ceará-Mirim.
Anete Varela - Ceará-Mirim/RN

SAUDADE
Anete Varela

Como são calmas as paixões serenas
das pessoas que amam de verdade!
Como é bonito e como encanta a gente
a flor que tem o nome de saudade...

Saudade que não tem a cor do lírio.
Que a uns fere e a outros consola.
Saudade que se é feita de martírio,
nos vem também as vezes como esmola...

Esmola de um passado que morreu,
de um tempo de felicidade,
que para nós já desapareceu,
deixando enfim a esmola da saudade!

*******

João Barra - Natal/RN

POETA PUTO
João Barra

Um poeta puto:
vou pular de um viaduto
e usar meu próprio luto.

*******

NO MEIO DO CAMINHO
Carlos Drummond de Andrade

No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra.

Nunca me esquecerei desse acontecimento
na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
no meio do caminho tinha uma pedra.

*******
Mesmo ela não sendo daqui do nosso Brasil, a nossa homenagem a essa mulher extraordinária. Te adoro, Flor!
FANATISMO
Florbela Espanca

Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão de meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!

Não vejo nada assim enlouquecida…
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!

“Tudo no mundo é frágil, tudo passa…”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!

E, olhos postos em ti, vivo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: princípio e fim!…”


@@@@@@@

Queremos agradecer ao FERNANDO DIAS, parceiro de tantas batalhas e amigo de outras tantas jornadas, pelo acesso ao nosso blog como também pelos comentários. Atitudes como essa são legais porque de certa forma isso encurta a distância entre as pessoas. Valeu, Fernando!



AMIGO ELIEL, SÓ MESMO VOCÊ COM ESSA CAPACIDADSE INTELECTUAL NOS LEVA ÀS LÁGRIMAS COM TANTA FACILIDADE. ESTOU DISTANTE MAS RETORNO COM FACILIDADE AO NOSSO RICO PASSADO E MATANDO SAUDADES VIAJANDO ATRAVÉS DO SEU BLOG, PARABÉNS! [FERNANDO DIAS]
(Matéria: Circo, Carnaval e Cinzas – 17 de fevereiro de 2010)
12 de março de 2010 14:47



TIRO O MEU CHAPÉU POR ESSA INICIATIVA DO PREFEITO DE C.MIRIM, TÔDOS DUVIDAVAM QUE AQUELE PRÉDIO SERIA RECUPERADO. TUDO TEM SEU TEMPO. PARABÉNS PREFEITO!
[fernando.silvadias@yahoo.com.br] Eliel, acesse rádiopotengi.com.br - no domingo a partir das 08;30 e participe ao vivo do meu programa.
(Matéria: Meninos, eu vi – 02 de março de 2010)
12 de março de 2010 14:34

Fotos: Acervo de Eliel Silva exceto Drummond e Florbela (internet)

Um comentário:

Zilene-profa disse...

Dessa vez, vc se superou amigo!Tá muito decente esta página... Adorei o motivo; quanta criatividade e irreverência! Isto é o que faz a diferença do Retratos & Canções.
Bj