-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sábado, 9 de janeiro de 2010

Crônica de estréia

Apresentação

Ilton Soares

Conheci esse rapaz já faz algum tempo, quando nós, eu, ele e tantos outros "malucos", nos esbaldávamos ao som dessas bandinhas de garagem, pelos Tributos da vida. Mas antes dele conheci seu irmão, o Inácio de Loyola, freqüentador assíduo do evento em homenagem ao Maluco Beleza. E hoje, D. Maria Natividade, mãe desses caras, é ouvinte do nosso programa dominical Jovem Guarda Especial - e uma ouvinte que participa, sempre. Que bom que a gente criou esse laço de amizade, construído por conta de uma boa música, uma boa causa. Colaborador do Goto Seco, Zine e Blog assinados pelos irmãos Carlos Henrique e Carlos Eduardo, hoje Ilton estréia no Retratos & Canções também como um colaborador. Essa sua crônica nos convida a uma reflexão. Eu já fiz a minha. E quero também fazer a minha parte (acho até que já faço!) para a melhoria desse nosso mundo. Faça você também.
Meu caro Ilton, seja bem-vindo! A gente precisa de pessoas assim como você. Manda ver, cara... 


O que é que eu tenho a ver com isso?*


Vivemos num mundo cada vez mais confuso, desigual, dividido, violento, cruel... As pessoas são cada vez mais egoístas, individualistas, também violentas, solitárias, infelizes... Enquanto alguns países gastam bilhões de dólares para manter guerras imbecis sem explicação (qualquer ato violento é imbecil), matando inocentes “vítimas do sistema”, outros tantos morrem de fome ou em decorrência de alguma das tantas conseqüências da pobreza.
Outro fato não menos grave e responsável por parte do caos humano, causa e conseqüência da vida “pós-moderna”, e já anunciada pelo Renato Russo é a solidão, a depressão: “Digam o que disserem, o mau do século é a solidão...” Milhões de pessoas morrem em vida por não terem mais a “energia vital” para viver. Parece redundante, confuso e contraditório, mas não é! E o pior, ninguém percebe isso.
Diante deste quadro sintético da sociedade capitalista contemporânea, o caro leitor deve está fazendo-se a seguinte pergunta: “O que eu tenho a ver com isso? Este cara parece que não tem o que fazer e fica escrevendo o que todo mundo já sabe! Ahh! Vou jogar este zine no lixo e assistir a novela das oito.”
Mas antes que a novela comece, caro leitor, responderei a pergunta postulada acima. Temos tudo a ver com isso. Somos nós que vivemos neste mundo, que sofremos suas mazelas, direta ou indiretamente. Somos responsáveis por parte deste caos e nem nos damos conta disso.
E antes que as linhas desta folha se acabem e a novela realmente comece, faço outra pergunta: o que podemos fazer para mudar isto? Sempre podemos fazer algo, por menor que pareça. Procure fazer o bem, cultive boas energias dentro do seu coração, como diz a música da banda de reggae Donaleda: “Retire do seu coração a inveja, a ganância e o orgulho/ Plante o amor e a compaixão”.
Ajude os mais pobres, converse com as pessoas, faça alguém sorrir, participe de uma ONG, apaixone-se, sinta as boas vibrações emanadas pela natureza, tome um banho de mar, escreva um zine, mas não seja como os medíocres. Não deixe a vida passar sem tentar mudar algo de errado, e apenas aceitar as coisas pelo simples fato delas existirem. E não esqueça o velho lugar comum: “a mudança começa dentro de nós mesmos”.

Ilton Soares.
Geógrafo e colaborador do Movimento Alternativo Goto Seco

*Crônica publicada originalmente no Zine Independente alternativo Goto Seco , edição nº 22, Out/09 (http://www.gotoseco.blogspot.com/).
Fotos: Eliel Silva

4 comentários:

Vitorino Jr disse...

Olá caro colega Eliel!
Primeiro parabenizo pelo espaço, enovador, que vc está apresentando neste blog. Além disso, parabenizo, também, por ter iniciado com Ilton que é um excelente profissional, estudante e cidadão e merecedor de todas as homenagens que façam a ele.
Que tenha muito sucesso!

Vitorino Jr.

Anônimo disse...

Caro Vitorino, faça desse espaço também o seu. Fique à vontade. Se precisar dele, está às ordens. Quanto ao Ilton, ele é mesmo "barra limpa"!
Eliel Silva

Anônimo disse...

Caro Eliel,

essa "cronica" está estreiando (estrelando) com um grande cara, o grande Ilton, um dos caras onde minha mente flui quando conversamos. centrado e humano, ele "é mais um de nós". continue com este "quadro", muito massa...Valeu
Eduardo C. - GOTO SECO

OBS: quero saber se o espaço está aberto para envio de textos??...

Anônimo disse...

Claro, Eduardo, pode enviar os seus textos. Eles serão bem vindos e será também a sua contribuição para o nosso blog. (Eliel Silva)