-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Crônica de mundos diferentes

Nesse mundo cão


Com a vista já irritada de tanto me debruçar sobre uns livros para fazer um trabalho de catalogação, resolvi dar um tempo, e então fui à janela para espairecer um pouco. Sabe como é: vez em quando vemos algo (ou alguém) que é como “um colírio para limpar a vista”. rsrs Pois bem! Vi, logo de cara, passando à minha frente, uma jovem senhora, em seu carro de passeio, levando no banco da frente, bem exposto à janela, o seu cãozinho de estimação. Uma gracinha. Com aquela carinha de “só quem pode”, ele olhava para as pessoas na rua, que caminhavam a pé. O vento batia no seu pelo, e isso o deixava ainda mais fofo. Juro por Deus, não deu dois minutos, e lá vem outro carro. Desta vez, um caminhão, com uma “carrada” de arei. Em cima dele, três trabalhadores, com as suas pás, suas roupas surradas e suas esperanças talvez. Enfrentando aquele sol das duas e meia da tarde, expostos aos olhares de todos e até de uma câmera de tv, se fosse o caso. Aquilo mexeu comigo. Que mundos diferentes naquele instante, o de bicho e o de gente! Perdi o gosto de ficar na janela, voltei ao trabalho, sem concentração, sem estímulo, sem vontade de fazer mais nada. Queria quebrar o silêncio, mas na minha angústia não sabia se eu chorava ou se eu latia. (Eliel Silva - 26/10/2017)



Nenhum comentário: