-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Velhos tempos


"...Guardando as recordações
Das terras onde passei
Andando pelos sertões e dos amigos que lá deixei."



Meu passado NÃO me condena


1979 foi para mim um ano emblemático. Por vários motivos. Era o final de mais uma década que eu vivia. Na música popular brasileira, os nossos cantores/compositores e cantoras estavam com a inspiração à flor da pele. Os lançamentos daquele período são uma prova disso. Só para citar alguns: Belchior vinha com o seu “Era uma vez um homem e seu tempo”, Maria Bethânia com o seu “Mel", o Rei Roberto Carlos no mês de dezembro nos presenteava com canções como “Desabafo”, “Meu Querido, Meu Velho, Meu Amigo”, “Abandono” e outras canções que são sucessos até hoje. Eu cursava a 8ª série na Escola Estadual. Escola que foi um marco na história da educação aqui na cidade de Ceará-Mirim. Era também o último ano para aquela instituição, já que no ano seguinte passaria a funcionar em um prédio novo, inclusive também com novo nome: Escola Estadual Interventor Ubaldo Bezerra de Melo. Não sei de quem partiu a ideia, mas o fato é que alguns alunos resolveram criar um grupo musical. Involuntariamente, com esse grupo musical se deu “o canto do cisne” da nossa escola que se despedia. Vamos para a ficha técnica, então: Bateria: Bosco Ramalho; Guitarras : João Maria Varela; Contra-baixo: Marcos Câmara (que as vezes revezava com Fernando Varela - ex aluno); Vocais: Mocinha, João Maria Fonseca (in memorian) e Eliel (que entrou para a grupo à convite do professor Paulinho). O empresário do grupo era Jorge Natã, que depois de um certo tempo me demitiu. Mas não guardo mágoas, apenas boas lembranças. Assim era formado o Grupo Musical “Skylab”. Nome da primeira estação espacial que os americanos lançaram no espaço, e permaneceu em órbita da Terra entre 1973 e 1979, quando, nesse ano, reentrou na atmosfera e foi destruída. A repercussão foi geral, e pegamos carona no nome. Com esse grupo fizemos algumas pequenas turnês. Tocamos uma “festa de arromba” em Poço Branco. Aqui na cidade, participamos de alguns eventos no Palácio dos Esportes e tocamos na inauguração do prédio da BRAHMA, no Passa e Fica. Mas foi somente em novembro de 1979 que pude registrar essa foto, quando tocamos no distrito de Dom Marcolino. Eu, em pele, osso e guitarra, nosso saudoso amigo Luciano Flávio (que apesar de não tocar nem cantar, fazia questão de acompanhar a turma, sempre) e Bosco Ramalho (por onde anda ele?) fazendo pose com o contra baixo. Um fato curioso: assim como Luciano, amigos de escola costumavam nos acompanhar em turnês: Walfredo, Noberto, Júnior Campos e outros mais. Infelizmente eu só tenho essa foto que mostra um pouco do que foi participar daquele grupo musical. Talvez os nossos amigos citados tenham algum outro registro. E eu torço por isso. 
Eliel Silva - fevereiro/2014

Nenhum comentário: