"Qualquer maneira de amor vale o canto
Qualquer maneira me vale cantar
Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor valerá."
Qualquer maneira me vale cantar
Qualquer maneira de amor vale aquela
Qualquer maneira de amor valerá."
(Paula e Bebeto - Milton Nascimento / Caetano Veloso)
“AMOR EXIGENTE” SERÁ APRESENTADO NA CÂMARA
Audiência Pública será realizada nesta quinta-feira 25/08 na Câmara de vereadores
A Prefeitura de Ceará-Mirim, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social-Semthas, vai apresentar aos vereadores e a população em geral o programa “Amor Exigente”.
A audiência pública de apresentação acontece nesta quinta-feira 25/08 a partir das 15h no plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
O “Amor Exigente” é um grupo de auto ajuda à famílias com pessoas envolvidas com dependência química, e que foi implantado em Ceará-Mirim em fevereiro de 2010.
O surgimento se deu através da aplicação de um curso de capacitação, com 44 horas, realizado pela Semthas entre os meses de agosto a novembro de 2009, que contou com a participação de cerca de 80 pessoas voluntárias, entre elas, representantes de todos os programas sociais da Semthas, integrantes das secretarias de Saúde, Educação, Defesa Social, e mais, Conselho Tutelar e Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente. O curso foi ministrado pela coordenadora regional do “Amor Exigente”, Edineuza Paiva.
O SURGIMENTO
Por volta dos anos 70, surgia nos Estados Unidos, um movimento liderado por David e Phyllis York, um casal de americanos com três filhas, todas envolvidas com drogas. Era de certa forma, um movimento reacionário, contra a linha extremista de liberalidade e exageros na valorização da criança e do adolescente.
A maioria dos profissionais, então seguidores de “Liberdade sem Medo”, culpava os pais por todos os desmandos dos jovens, deixando, nestes, um sentimento de desamparo e confusão.
Em 1987, Maria Silva Carvalho de Menezes, à frente do movimento, adaptou o “Amor Exigente” ao contexto brasileiro e apresentou o novo programa durante a 1ª Conferência Latino Americana de Comunidades Terapêuticas para Farmacodependentes e Alcoolistas – Prevenção e Terapia, 1ª CLACT.
Aos dez princípios do programa americano, acrescentou-se mais dois e, a partir desses doze princípios, apresentou-se preceitos sem fronteiras para a organização da família.
De lá para cá o movimento cresceu e espalhou-se por todo o país.
Atualmente, alguns milhares de voluntários, mestres em AE, líderes importantes de suas comunidades, estão a serviço deste apostolado, que é o resultado de uma caminhada persistente, perseverante, de tantos quanto acreditam no “Amor Exigente” e desejam levar outras pessoas a se beneficiarem deste programa.
Hoje, o grupo “Amor Exigente” em Ceará-Mirim, que funciona com atendimentos à famílias na Semthas, conta com o apoio irrestrito do prefeito Antônio Peixoto, e tem um registro de 123 famílias cadastradas e três núcleos implantados: Coqueiros, Massaranduba e bairro Nova Descoberta.
-----
Prefeitura Municipal de Ceará-Mirim: PMCM
Secretaria Municipal de Comunicação Social: SECOM
Jorge Moreira: Assessor de Comunicação
2 comentários:
Muito boa essa materia sua sobre musica, parabens
"Nada no mundo é mais perigoso que a ignorância sincera e a estupidez consciente." *Martín Luther King
Postar um comentário