-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quarta-feira, 1 de junho de 2011

De Natal (RN)


FAFÁ,  DE BELÉM PARA O MUNDO

Quem me vê assim cantando não sabe nada de mim, dentro de mim mora um anjo, que tem a boca pintada, que tem as unhas pintadas, que tem as asas pintadas, que passa horas a fio, no espelho do toucador, dentro de mim mora um anjo que me sufoca de amor, dentro de mim mora um anjo montado sobre um cavalo, que ele sangra de espora, ele meu lado de dentro, eu sou seu lado de fora...”. Essa música de Suely Costa e Cacaso é quem melhor define a cantora Fafá de Belém, que em minha opinião é uma das dez melhores do Brasil. Maria de Fátima Palha de Figueiredo nasceu em Belém do Pará no dia 9 de agosto de 1956. Gravou seu primeiro disco “Tamba Tajá” em 1976, estando portanto completando 35 anos de carreira vitoriosa. Em 1977 ficou conhecida nacionalmente com o disco “Água” que vendeu quase cem mil cópias. E tinha como destaque a música “Foi assim”de Paulo André e Rui Barata. Em 1982  gravou a canção “Bilhete” de Ivan Lins e Vitor Martins e conquistou o respeito dos mais exigentes críticos musicais. Em 1986 com o LP “Atrevida” conquistou o disco de Platina, vendendo 500 mil cópias o grande sucesso desse álbum é a música “Memórias” do compositor pernambucano Leonardo, irmão do famoso Michael Sullivan. Em 1989 gravou a música “Nuvem de lágrimas” de Paulo Debétio e Paulinho Rezende que é primeira canção sertaneja a tocar nas rádios FM do Rio de Janeiro. Na década de 90 faz grande sucesso em Portugal e 1992 grava um disco só com fados. No dia 4 de outubro de 1997 encanta milhões de brasileiros cantando a música “Ave Maria” de Vicente Paiva e Jayme Redondo, no Estádio Maracanã para o Papa João Paulo II. Em 1991 participa do disco anual do Rei Roberto Carlos com a canção “Se você quer”. Vale salientar que no Brasil apenas duas cantoras conseguiram essa proeza: Fafá de Belém e Maria Betânia. Fafá de Belém virou marca de saúde, de alegria com a sua estridente risada, de beleza da mulher brasileira que até batizou as lanternas do antigo Fusquinha. Virou marca nacional da liberdade ao se envolver totalmente na campanha das “Diretas Já” em 1984 tornando-se símbolo político daquele movimento ao interpretar de uma forma diferente o hino nacional, fazendo milhões de brasileiros se emocionarem com o hino pátrio. Sua canção “Coração do Agreste” de Moacyr Luiz e Aldir Blanc foi tema de uma novela da Rede Globo.
Segundo Fafá  o seu nome foi uma homenagem que sua mãe fez a Nossa Senhora de Fátima, já que a cantora nasceu com um problema de saúde. Agora em 2011 ela representou Nossa Senhora no espetáculo “Paixão de Cristo” em Nova Jerusalém, Pernambuco.
Gravou rock, boleros, guarânias, afoxé, lambadas, sambas-canções, macha-rancho, ritmos caribenhos. Com a música “Vermelho” divulgou nacionalmente o festival de Parintins, no Amazonas, essa música tornou-se o hino da torcida do Benfica de Portugal na conquista de um título depois de muitos anos.
É por essas e outras que digo como uma de suas músicas: "Você faz parte do livro das minhas memórias..."
José Normando Bezerra
Geógrafo e Professor
Natal (RN), maio de 2011

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito dessa matéria Eli. Seu amigo Bombeirinho