-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Um mais um

“Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...”
(O Sal da Terra - 
Beto Guedes/Ronaldo Bastos)

Dr. Pedro Simões é conduzido ao plenário 
da Câmara pelas vereadoras 
Zélia Santos e Patrícia Juna

Lux quae sera tamem


Foi apresentado na tarde dessa quinta-feira,  19 de maio, no plenário da Câmara Municipal de Ceará-Mirim,  o esboço do "Plano de Revitalização e Desenvolvimento da Cultura de Ceará-Mirim", proposto pela ACLA (Academia Cearamirinense de Letras e Artes). Seu presidente, o Dr. Pedro Simões, explicou sobre o plano diretor de cultura para Ceará-Mirim, que tem três vertentes: PROJETO MEMÓRIA (cuidará da memória da cidade – história, preservação do acervo, revitalização da cultura popular); PROJETO VANGUARDA (estímulo às manifestações literárias e artísticas de caráter experimental, assim como a consideração à cultura de massa, na área teatral, musical, pictórica, etc) e o PROJETO DO TURISMO CULTURAL em que pretendemos dar sentido e conseqüência à nossa tradição, convertendo-a em fonte de emprego e renda para o município.


No plenário da Câmara

Em sua explanação, falou ainda da importância de incentivar a promoção de eventos culturais na cidade e citou como exemplo, em suas palavas,  “as homenagens à Roberto Carlos e ao ‘maluco beleza’ Raul Seixas.” Ficamos gratos ao presidente da ACLA por lembrar do nosso trabalho. Oportunidade em que também agradecemos ao pesidente da Câmara e demais vereadores pela Moção de Congratulações que nos foi concedida pelos 200 programas do Jovem Guarda Especial que iremos celebrar nesse domingo, dia 22 de maio, na sede da rádio 87 FM. São essas coisas que nos motivam a prosseguir realizando esses eventos que, sem sombra de dúvida, fazem o bem estar das pessoas.

Conversa descontraida após a sessão

Eu, sinceramente, senti a ausência de algumas “figuras carimbadas”, frequentadores assíduos daquela casa, inclusive a classe artística (salvo alguns músicos presentes), que tanto reclama que não se tem isso, não se tem aquilo. É sempre assim, parece praga, quando o  assunto em pauta se refere à cultura, o interesse é menor por parte de muitos. Mas o recado foi passado, e o que é melhor, ao que parece, acatado por parte de todos os edis que elogiaram a iniciativa e se comprometeram em ajudar na realização dos projetos propostos pela ACLA. Renovam-se as esperanças!

Créditos:
Texto e fotos: Eliel Silva

Nenhum comentário: