-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

domingo, 1 de maio de 2011

Debaixo dos caracóis

Erasmo e Roberto - década de 70

AS SETENTA JÓIAS DO REI

"Como jóia rara que precisa ser lapidada, como a chama que precisa de combustível e o palhaço nascer sensível, como história que precisa de uma fada, ela é uma mulher e precisa ser amada...". Com essa música "Jóia" de Roberto e Erasmo Carlos gravado pela cantora Rosemary em 1982, aproveito este mês de abril quando o Rei completou 70 anos para citar dentre as mais de quinhentas canções compostas por ele e Erasmo Carlos ou sozinho aquelas que considero suas 70 jóias: 1 - Detalhes (Roberto Carlos e Erasmo Carlos); 2- Eu quero apenas (RC e EC); 3 - Como é grande o meu amor por você (Roberto Carlos); 4 - O divã (RC e EC); 5 - Fera ferida (RC e EC);  6 - Cavalgada (RC e EC); 7 - Debaixo dos caracóis dos seus cabelos  (RC e EC); 8 - Amor sem limite (Roberto Carlos); 9 - As flores do jardim da nossa casa (RC e EC); 10 - Sua estupidez (RC e EC); 11 - De tanto amor (RC e EC); 12 - À distância... (RC e EC); 13 - Proposta (RC e EC); 14 - Nossa Senhora (RC e EC); 15 - Quando (Roberto Carlos); 16 - Por amor (RC e EC); 17 - As curvas da estrada de Santos (RC e EC); 18 - É preciso saber viver (RC e EC); 19 - Emoções (RC  EC); 20 - Olha (RC e EC); 21 - Amigo (RC e EC); 22 - As baleias (RC e EC); 23 - O coração não tem idade (RC e EC); 24 - As canções que você fez pra mim (RC e EC); 25 - Por isso corro demais (Roberto Carlos); 26 - O portão (RC e EC); 27 - Sentado à beira do caminho (RC e EC); 28 – Eu te amo, te amo, te amo (RC e EC); 29 - Além do horizonte (RC e EC); 30 - O amor é mais (Roberto Carlos); 31 - A estação (RC e EC); 32 - Quero que vá tudo pra o inferno (RC e EC); 33- Jesus Cristo (RC e EC); 34 - Não quero ver você triste (RC e EC); 35 - E por isso estou aqui (Roberto Carlos); 36 - Traumas (RC e EC); 37 - Amada amante (RC e EC); 38 - Você não sabe (RC e EC); 39 - Lua nova (RC e EC); 40 - Se você pensa (RC e EC); 41 - Meu querido, meu velho, meu amigo (RC e EC); 42 - Café da manhã (RC e EC); 43 - Aquela casa simples (RC e EC); 44 - Pensamentos (RC e EC); 45 - Namoradinha de uma amigo meu (Roberto Carlos); 46 -Antigamente era assim (RC e EC); 47 - Todas as manhãs (RC e EC); 48 - Minha tia (RC e EC); 49 - À janela... (RC e EC); 50 - Não se esqueça de mim (RC e EC); 51 - Eu te amo tanto (Roberto Carlos); 52 - Comandante do seu coração (RC e EC); 53 - Você na minha vida (RC e EC); 54 - O show já terminou (RC e EC); 55 - De que vale tudo isso (Roberto Carlos); 56 - Lady Laura (RC e EC); 57 - Estou aqui (RC e EC); 58 -  Tolo (RC e EC); 59 - Eu preciso de você (RC e EC); 60 - Acróstico (Roberto Carlos); 61 - Rotina (RC e EC); 62 - Ilegal, imoral ou engorda (RC e EC); 63 - Quando eu digo que te amo (RC e EC); 64 – Querem acabar comigo (Roberto Carlos); 65 - Com você (Roberto Carlos); 66 - Jovens tardes de domingo (RC e EC); 67 - Costumes (RC e EC); 68 - Amante à moda antiga (RC e EC); 69 -  A volta (RC e EC); 70 - Pra sempre (Roberto Carlos).
É por essas e outras que canto: "Hoje eu ouço as canções que você fez pra mim..."
 José Normando Bezerra
Pte. Fã clube Além do horizonte
Natal(RN), abril de 2011 


Quintal "Além do Horizonte" - 19.04.2011

Nota do blog: Pois sim, caro professor Normando. E é certo que esses dois Carlos já tiveram os seus cabelos bem mais encarancolados. E pensar também que debaixo dos caracóis dos cabelos deles, duas mentes brilhantes sempre trabalharam em prol da canção brasileira. Hoje aqueles cabelos estão mais lisos, e as mentes talvez um pouco cansadas, mas o processo de criação continua. Você escolheu 70 entre as mais de 700 canções que embalam a nossa história. E eu quero lhe dizer, e você bem sabe, que somos brasileiros privilegiados por podermos desfrutar desses tantos momentos lindos, que sempre acontece quando se ouve as canções que eles fizeram pra gente. Aqui no nosso também “Além do horizonte” costumamos por em prática aquela frase daquela belíssima canção: “Em paz com a vida e o que ela me traz...” Obrigado Senhor, por esses nossos gênios da canção popular.

Nenhum comentário: