-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Adeus a ex-musa

"Se ao menos o meu amor estivesse aqui
e eu pudesse ouvir seu coração
se ao menos mentisse ao meu lado,
estaria em minha cama outra vez..."
"O Amanhã é Distante" (Tomorrow Is a Long Time)
- Bob Dylan - Versão de Babal e Geraldo Azevedo

Morre aos 67 anos a ex-musa de Bob Dylan, Suze Rotolo

NOVA YORK (Reuters Life!) - A artista norte-americana Suze Rotolo, mais famosa por seu relacionamento de três anos com o cantor e compositor Bob Dylan, morreu, informou seu amigo Jim Hoberman, crítico do semanário The Village Voice.
Hoberman escreveu em seu blog que a artista de 67 anos morreu "depois de uma doença prolongada, em seu loft em Noho (Nova York) e nos braços de seu marido, Enzo Bartoccioli, com quem estava casada havia 40 anos".
A revista Rolling Stone considerou Rotolo a musa que teria inspirado algumas das primeiras canções de amor de Dylan, entre elas "Don''t Think Twice, It''s All Right", "Boots of Spanish Leather" e "Tomorrow Is a Long Time".
Graças a sua postura esquerdista, ela também "exerceu um papel enorme no despertar político de Dylan", escreveu a Rolling Stone.
Rotolo foi fotografada com Dylan na capa de seu álbum de 1963 "The Freewheelin'' Bob Dylan", e seu livro de memórias, lançado em 2009, é intitulado "A Freewheelin'' Time: A Memoir of Greenwich Village in the Sixties".
Ela tinha 17 anos quando começou a namorar Dylan, em 1961. Na canção "Don''t Think Twice, It''s All Right", ele escreveu: "Uma vez amei uma mulher, uma criança, me disseram / Dei a ela meu coração, mas ela queria minha alma".
(Reportagem de Mike Collett-White)
Fonte: terra - http://diversao.terra.com.br/noticias/0,,OI4966457-EI25,00-Morre+aos+anos+a+exmusa+de+Bob+Dylan+Suze+Rotolo.html

Nota do blog: Duas das três canções citadas foram versionadas para o português: "Don't Think Twice, It's All Right" ("Não pense duas vezes, tá tudo bem" - versão de Babal) e "Tomorrow Is a Long Time" ("O amanhã é distante" - versão de Geraldo Azevedo e Babal). Ambas se encontram no disco "Tá Tudo Mudando" (versão de Gabriel Moura e Mauricio Baia para a música Things have changed, de Bob Dylan). Em 2008, o paraibano Zé Ramalho fez uma compilação de canções de Dylan e lançou em CD e DVD. O primeiro registro em disco para "O Amanhã é Distante" (Tomorrow Is a Long Time), no entanto, se deu no LP/CD do Geraldo Azevedo "A Luz do Solo", de 1985. Por sinal, na minha humilde concepção, essa interpretação primeira do Geraldo Azevedo é a que mais se assemelha à original do Bob. Em tempo: Tomorrow Is a Long Time também foi gravada por Elvis Presley e Rod Stewart. A Suze Rotolo vai viver por muito tempo ainda na lembrança dos fãs de Dylan. Que ela agora, bem mais que antes, passeie livremente pelas ruas de Nova Iorque, como fez no momento da foto dessa capa.

Nenhum comentário: