-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sábado, 11 de dezembro de 2010

"À Distância..."

Professor Normando Bezerra, com o seu
"Troféu Calhambeque" , no
6º Tributo a Roberto Carlos
(Ceará-Mirim/RN), abril de 2010


O REI, O FÃ E AS SEMELHANÇAS


“Tanto faz de noite ou de manhã, cada dia mais eu sou seu fã...”. Com esse trecho da música “Sabores” gravada pelo Rei Roberto Carlos em 1984, lembro que sou seu fã há 45 anos e ao longo desse período assisti a 59 shows seus, a maioria aqui em Natal e também nas cidades de Campina Grande, João Pessoa, Caruaru, Recife, Fortaleza, talvez seja no Nordeste a pessoa que mais foi aos shows dele; e nesta sexta-feira, 10 de dezembro, estarei assistindo ao show de número 60 no Teatro Riachuelo do shopping Midway Mall na capital potiguar, para tanto já comprei meu ingresso, mesmo com sacrifício pois o preço foi muito alto, 600 reais. Mas sendo professor paguei a metade como autoriza uma lei municipal. Infelizmente não consegui um convite para o show de inauguração desse teatro no dia 9 de dezembro, mesmo sendo fundador e presidente do seu fã-clube em Natal, “Além do Horizonte”, que já existe há quase 20 anos, portanto o mais antigo da cidade e que foi o primeiro do Brasil a fazer uma exposição sobre os cinqüenta anos de sucesso do Rei, no Praia Shopping, em Natal, em agosto de 2009. E eu há mais de 30 anos enalteço, defendo e divulgo o seu nome através de artigos, entrevistas e exposições. Atribuo não ter sido convidado para essa inauguração ao desconhecimento da realidade local dos organizadores desse evento já que são pessoas que não residem em nossa capital, como exemplo o preço exorbitante que inviabilizou a ida de muitos fãs.
Em setembro passado fui a João Pessoa para ver o seu show no Domus Hall, no Manaíra Shopping, uma mesa custando 600 reais para quatro pessoas. E no show de Natal com esse mesmo valor apenas uma pessoa. Por falar em idolatria, recordo que todo fã procura ter alguma semelhança com o seu ídolo. Meu caso não é diferente. Por isso fiz uma pesquisa e constatei que temos muitas coisas em comum, tirando, lógico, a fama, o sucesso, o talento, o carisma e a fortuna. Vamos a elas: o Rei nasceu em um sábado, o mesmo ocorreu comigo, somos do mês de abril, do signo de Áries, Serpente no horóscopo chinês, nascemos em estados pequenos, Espírito Santo e Rio Grande do Norte, respectivamente, o quarto e o quinto menor do Brasil em extensão, em cidades do interior que tem três nomes: Cachoeiro do Itapemirim e Pau dos Ferros.Também temos três nomes, começando com consoantes: Roberto Carlos Braga e José Normando Bezerra. Interessante que nossos sobrenomes começam com a letra B, Braga e Bezerra. A mãe de Roberto foi costureira e minha mãe também e seus nomes começam com a letra L, Laura e Lourdes. Somos filhos caçulas em nossas famílias. Ele tem uma filha com nome Luciana, o mesmo nome da minha filha, que inclusive batizou-se no dia do aniversário do Rei, 19 de abril de 1998. Viemos ao mundo em anos terminados em número ímpar, 1941 e 1953. Sua cidade natal e meu Estado fazem referência a um rio, Cachoeiro do Itapemirim e Rio Grande do Norte. Torcemos pelo mesmo time em São Paulo, o Palmeiras, somos românticos e saudosistas e principalmente defensores da natureza e do Cristianismo.
É por essas e outras coincidências que canto uma música sua que diz: “Nós temos quase as mesmas digitais, nós somos quase iguais...”
José Normando Bezerra
Presidente do Fã-Clube “Além do Horizonte”
Natal, RN, Dezembro/2010

Eliel Silva, Normando Bezerra e Edvaldo Morais
6º Tributo a Roberto Carlos - abril de 2010

Nota do blog: Pois então, professor Normando, concordo plenamente com as suas palavras. Da mesma forma, Edvaldo Morais e eu, nós que promovemos todo ano o Tributo a Roberto Carlos, aqui em Ceará-Mirim, e apresentamos também o programa radiofônico Jovem Guarda Especial nas manhãs de domingo pela 87 FM, dando destaque, óbvio, ao repertório do rei, tivemos dificuldade em participar dessa festa, no caso desses fãs, não foi possível mesmo comparecer, mas certamente estávamos muito bem representados nesse show através do amigo. A nossa admiração pelo trabalho e pela conduta do Roberto não se altera, e estaremos sempre divulgando a sua música. E para que não haja frustração da minha parte, vou publicar aqui, e pela primeira vez, fotos que tirei ao lado das simpáticas backing vocals do rei em seu último show no "Machadinho". Um dia poderá ser com ele, quem sabe!
Com Jurema de Cândia
Com Ana Lucia Heringer
Fotos 1 e 2: Elias Fotógrafo
Fotos 3 e 4: Bel Silva

Nenhum comentário: