-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

terça-feira, 6 de julho de 2010

Quando o carnaval chegar

"Quem me vê sempre parado,
Distante garante que eu não sei sambar...
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar
(...)
Eu tenho tanta alegria, adiada,
Abafada, quem dera gritar...
Tô me guardando pra quando o carnaval chegar"
(Quando o carnaval chegar - Chico Buarque de Hollanda)

Camiseta

Vinte e cinco anos depois de adentrar a Marquês de Sapucaí como homenageado da Escola de Samba Unidos do Cabuçú, Roberto Carlos vai retornar à Avenida, desta vez sob os auspícios de sua Escola preferida: Beija-Flor de Nilópolis. Quando o carnaval chegar, em 2011, grandes emoções estarão na passarela do samba. O tema escolhido para homenagear RC foi.:”A simplicidade de um Rei”. Até o momento já foram inscritos 110 sambas para concorrer ao hino da Beija-Flor/ 2011: um recorde na história da escola. E o prazo de inscrições vai até 02 de agosto.
A Beija-Flor será a última escola a desfilar em 2011, mais precisamente ao amanhecer da terça-feira, 07 de março. A escola já começou a definir os detalhes do que vai apresentar na Marquês de Sapucaí. O carro alegórico em que o Rei desfilará será a grande surpresa.
Pela primeira vez em mais de 35 anos, Neguinho da Beija-Flor deverá abrir mão de seu empolgante grito — “Olha a Beija-Flor aí, gente!” — para ceder a vez a Roberto Carlos. O ídolo da música brasileira vai servir também de inspiração para mudanças radicais no estilo da Azul e Branca. Segundo os diretores a Beija-Flor vai inovar colocando mais leveza, simplicidade e alegria na Avenida. Uma das mudanças será nas fantasias, que ficarão mais leves.
Há informações de que elas caberão num carro de passeio, livres das cangalhas pesadas que costumam sufocar os integrantes da escola.
A busca pela simplicidade não significa que a Beija-Flor vai abrir mão de fazer um Carnaval rico. Para 2011, o investimento deve chegar a R$ 10 milhões, cerca de R$ 2 milhões a mais que 2010. A Nestlé deve patrocinar parte do desfile.
As alegorias, marca registrada da escola também terão grande destaque para contar a vida e a carreira do Rei. Está prevista uma ala só com sósias de Roberto Carlos.
Fãs de todo o país já disputam uma das 1.200 vagas para desfilar na Beija-Flor de Nilópolis ao lado do ídolo. Das 46 alas, apenas 17 serão vendidas, as demais são gratuitas para os que residem na comunidade de Nilópolis, que para garantir os lugares não podem faltar aos ensaios.
É no samba-enredo que o público sentirá uma das maiores mudanças na escola. A ordem é para que os compositores façam letras curtas, com um pouco mais de 26 linhas, de simples entendimento e com refrão fácil. Para a direção da escola chega de letras que o povo não canta. Está na hora da participação total da platéia.
Em breve vai acontecer um show de Roberto Carlos na quadra da escola, onde o palco já ostenta painéis gigantes do Rei. O local comportará 15 mil espectadores. Roberto confirmou presença também por ocasião da etapa final da escolha do samba enredo neste segundo semestre.Enquanto isso, para não sair do clima, as rádios de Nilópolis tocam diariamente muitas canções de Roberto Carlos e no site da Beija Flor estão à vendas camisetas oficiais da Escola ao preço de cinqüenta e cinco reais. www.beija-flor.com.br
 Roberto Carlos com diretores da Beija-Flor

Texto: Edvaldo Morais, com informações e fotos do site de Fabiano Cavalcanti.
Sugestões para título da matéria e letra da canção: Eliel Silva

Nenhum comentário: