-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

terça-feira, 20 de abril de 2010

Lady Laura

Roberto e D. Laura

Curiosidade

Dona Laura ficou bastante conhecida após seu ilustre filho compor, juntamente com o parceiro Erasmo Carlos, a belíssima canção Lady Laura, lançada no disco de 1978; talvez poucos saibam que no ano de 1974 ele já havia homenageado a sua mamãe com a música A estação, cuja letra transcrevo a seguir...

A Estação
(Roberto Carlos / Erasmo Carlos)

Senti que alguma coisa ia me dizer
No tempo que restava antes de partir
Mas seu silêncio me dizia muito mais
Que todas as palavras que eu pudesse ouvir

No olhar uma tristeza disfarçava
No peito uma saudade antecipava
Então sua mão meu rosto acariciou
E com ternura meus cabelos afagou

E a sua voz se fez ouvir dizendo adeus
E eu fiquei perdido em pensamentos e recordações
Não sei por quanto tempo ali fiquei
E como pude controlar as emoções também não sei

Pra não me ver mais triste ainda ela sorriu
Me olhou nos olhos, me beijou, depois saiu
Caminhou com passos calmos e parou
Me acenou mais um adeus, depois seguiu

Lembrei de tudo como era antes
Sem despedida e vidas tão distantes
Parado ainda na estação ela me viu
Me acenou mais uma vez, depois partiu

E a sua mão mais uma vez me acenou
E eu fiquei perdido em pensamentos e recordações
Não sei por quanto tempo ali fiquei
E como pude controlar as emoções também não sei

#######

O professor Normando Bezerra, presidente do Fã-clube Além do Horizonte, em Natal/RN, estava na cidade de Ceará-Mirim, por ocasião do 6º Tributo a Roberto Carlos, onde ele foi um dos agraciados com o troféu "Calhambeque", quando recebeu a notícia do falecimento de Lady Laura. Publicamos aqui esse artigo escrito pelo professor Normando.

ADEUS, LADY LAURA


“Lady Laura me leve pra casa, Lady Laura, me conte uma história, Lady Laura me faça dormir, Lady Laura...”. Com essa música gravada pelo Rei Roberto Carlos, em 1978, homenageio a senhora Laura Moreira Braga, que nos deixou no último sábado dia 17 de abril. A história dessa canção é bonita e comovente, pois segundo o produtor Luiz Carlos Miele, ela teria nascido após um show que Roberto Carlos fez no Canecão, quando homenageou o Charles Chaplin, inclusive vestindo-se de palhaço. Miele conta que no final do espetáculo, Roberto saiu correndo para o camarim, e ele andando calmamente, ao chegar na porta deparou-se com essa cena. O Rei estava aos prantos no colo da mãe que o acariciava, dizendo: “Deu tudo certo, meu menino.” Roberto temia que o público não o entendesse.
Além dessa música Roberto compôs outras em homenagem a sua mãe: “O Divã”, “O Portão”, “A Estação”, que segundo a própria era sua preferida e a belíssima “Aquela casa simples”, que diz assim: Naquela casa simples você falou pra mim, que eu tivesse cuidado e não sofresse com as coisas desse mundo, que eu fosse um bom menino, que eu trabalhasse muito, que o nome do meu pai soubesse honrar e nunca fosse um vagabundo. Ainda não era dia e você me dizia, Deus te abençoe, te guarde e se mantenha sempre em sua companhia, e eu te olhei nos olhos eu te beijei a mão, eu disse amém e o meu abraço fez você ouvir meu coração”. Um fato interessante é que ela, que andava muito de táxi, pediu que Roberto fizesse uma música para aqueles profissionais e foi atendida com a música “O taxista”.
Quando Roberto Carlos foi coroado Rei da Juventude Brasileira, no programa de Chacrinha, foi Lady Laura que lhe colocou a coroa. O Rei batizou os seus iates com o nome dela. Foi presença constante nos seus shows, inclusive nos realizados aqui em Natal – RN.
Tomei conhecimento de sua morte, sábado à noite, através de um telefonema da minha filha Roberta Luciana, que tem esse nome em homenagem ao Rei, quando estava na cidade de Ceará - Mirim – RN, recebendo o troféu “Calhambeque”, no 6º Tributo a Roberto Carlos, evento realizado pelos amigos Edvaldo Morais e Eliel Silva que tem um programa “Jovem Guarda Especial, na Rádio 87 FM daquela cidade.
Numa infeliz coincidência, o sepultamento da sua genitora aconteceu no dia em que ele completou 69 anos, sendo assim um 19 de abril de triste lembrança.
Finalizando, deixo em nome do seu fã-clube, em Natal, o “Além do Horizonte” a mensagem da música “O Divã” que considero uma das dez melhores já feitas no Brasil: “Relembro a casa com varanda muitas flores na janela, minha mãe lá dentro dela me dizia no sorriso, mas na lágrima um aviso, pra que eu tivesse cuidado na partida pro futuro, eu ainda era puro, mas num beijo disse adeus...”
José Normando Bezerra
Pte. Fã-clube Além do Horizonte
Natal-RN

3 comentários:

Edvaldo Morais Lopes disse...

Grande Normando!
Sabe tudo sobre o Rei.
Merecidamente recebeu o Troféu Calhambeque 2010.
Edvaldo Morais

FERNANDO DIAS disse...

Amigo Eliel, não pude comparecer ao evento em virtude da distancia e de tarefas, eu que colaborei desde o início com esse sonho, fiquei triste em não participar deste, mas, o destino quis que a DISTANCIA Impedisse a minha presença. Como acompanho através do seu blog notícias do nosso município, soube do sucesso como sempre da festa. Valeu...Fernando Dias

ELIEL SILVA disse...

Pois é, Fernando. A gente não esquece que noutros tributos você estava com a gente nessa empreitada. Mas a vida é assim, a gente tem que correr atrás dos sonhos e você está à procura do seu. Um dia a gente se vê por aqui outra vez, para realizarmos juntos esse evento tão bonito. Abraços, e nossos sinceros agradecimentos, meu e do professor Edvaldo Morais.