-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sábado, 30 de janeiro de 2010

No campo de centeio

O Apanhador

J. D. Salinger (1/1/1919 - 27/1/2010)

O desenho que eu postei aqui não tem nada a ver com a matéria, (ou será que tem?!). Eu apenas o encontrei quando folheava o livro O Apanhador no Campo de Centeio, que achei oportuno agora reler. Essa obra de arte (o desenho) foi uma criação da minha filha, quando era bem pequenininha e fazia o Jardim III. Estava lá, entre as folhas do livro, talvez marcando alguma página que eu quis destacar e que agora já não me recordo o assunto. Mas foi bom encontrar essa relíquia porque ela faz recordar um tempo bom.
Mas vamos ao escritor.
Me interessei pela leitura desse livro por influência de quem? Dele, o Bob. Dylan certa vez ficou tão impressionado com o personagem Holden Caulfield que pretendia interpretá-lo no cinema. Mark David Chapman, o assassino de John Lennon, no dia em que cometeu o crime carregava no bolso esse livro. No filme Teoria da Conspiração, um psicopata, vivido por Mel Gibson, tinha uma compulsão: comprar diariamente um exemplar desse livro. Ainda, o atirador que tentou matar Ronald Reagan em 30 de abril de 1981, confessou ter tirado do livro inspiração para cometer tal ação. E quanto a mim, que diabos a leitura desse livro me causou? Nada! Li, curti, viajei, pois ele é puro rock and roll, mas foi só isso. Será que eu sou normal? Desse mesmo autor tenho também Nove Estórias. Gosto do seu estilo. E gosto mais ainda do seu mistério pessoal. Essa coisa de se isolar, de ficar recluso por todo esse tempo, enquanto todos tentam bisbilhotar a sua vida, isso me fez gostar dele mais ainda.
Margaret A. Salinger
Agora que o homem se foi a sua alma encontrará descanso - ou não. Talvez mais do que nunca procurem desenterrá-lo. Joyce Maynard, sua ex-amante e Margaret A. Salinger, sua filha, já deram o pontapé inicial. Sinceramente, acho que J. D. Salinger não vai descansar fácil, não. Ainda vai ter muito que apanhar, mesmo depois de morto. Se, como se diz por ai, o inferno é aqui, bem-vindo a ele. A história está apenas começando.

Créditos das fotografias:
J. D. Salinger e Margaret A. Salinger: da internet
Desenho: Bel

2 comentários:

Dodora disse...

Pela segunda vez estou visitando o seu blog. Puxa!! Muito legal. Tão cheio de poesia, informação, comentários interessantes e relevantes. Coisa de gente que é feliz e gosta de viver. E viver bem, com equilibrio e tranquilidade. Exatamente como você, a tranquilidade em pessoa. Parabéns pelo sucesso do blog. Um abraço, Dodora Câmara.

ELIEL SILVA disse...

Valeu, Dodora! Na verdade essa é a proposta do Retratos & Canções, ser livre, leve, tranquilo e verdadeiro. Obrigado pelos acessos!
Um forte abraço!
Eliel