-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

As vezes a vida... Um autêntico BBB

Quem Me Levará Sou Eu

Ultimamente tem-se comentado em diversos blogs da cidade sobre a construção de casas para acabar de vez com os problemas de moradia na favela “Baixa do Rato”, aqui em Ceará-Mirim. Ação louvável, não resta dúvida! E esse fato me remete a um passado não tão distante. Lendo algumas matérias e opiniões à respeito, fiquei aqui falando com os meus botões, remoendo alguns momentos que vivi em gestões passadas.
Primeiro foi na gestão do Dr. Roberto Varela. Havia um projeto na época, de se construir casas populares para quem já possuísse um terreno. Fui informado que as inscrições estavam sendo feitas, por coincidência, na sede do órgão no qual eu era lotado. Me dirigi a tal secretaria, cheio de esperanças e fui tratado com indiferença, além do veredicto: “Não, aqui não existe isso, não!” Saí decepcionado, porém, como o sertanejo que é “antes de tudo, um forte”, de cabeça erguida. Mesmo sem casa e, depois dessa, também sem sonho. 
Outra vez já foi na gestão de D. Edinólia. Vários funcionários do município fizeram inscrições para concorrerem a casas populares que seriam pagas a preços ainda mais populares. A diretora (agora já era outra) da repartição em que eu trabalhava me encheu de esperança. Falou que cada chefe imediato apontaria o funcionário merecedor de tais casas. Então eu poderia ficar tranqüilo, pois em sua lista seria um dos primeiros. Como um menino bobo que apanha e nunca aprende, acreditei. Veio o dia da decisão e mais uma vez eu fiquei de fora. E o pior foi ver que pessoas que não precisavam tanto receberam as tão faladas casas. Descobri que a escolha foi feita considerando a militância de cada funcionário. O que a maioria fez dessas casas a população sabe muito bem.
Sei que pode parecer besteira eu agora ficar falando dessas coisas, mas a gente acaba revivendo esses fatos, queira ou não. Não desejei o mal pra ninguém, mas o tempo que é soberano e jamais perdoa ninguém, com sua lâmina impiedosa se encarregou de aplainar as coisas e nivelar nossos mundos nos anos que se seguiram. E assim a gente vai vivendo num autêntico BBB sem fim. “Por tudo isso se a terra treme, só quem não deve não teme”, já dizia o rei. Vou seguindo...

Crédito das fotos:
Casa do joão-de-barro: internet
Casa de maribondo e casulo: Eliel Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, meu pai. Rezo pra que esse novo projeto dê certo. Eu, tão nova e já cansada de ver o de cima subir, subir...
O primeiro acontecimento narrado por você nessa matéria, pai, me lembrou sabe o quê? O refrão daquela musiquinha que de quando em quando a gente ouve: "Não adianta ir a Igreja rezar e fazer tudo errado..."
O maior bem que a gente possui é o tempo, e foi justamente esse que fez justiça. E vai continuar fazendo, aqui ou ali.
Pai, o sonho não acabou. Como diria nosso anjo torto: "Quem acredita sempre alcança!"
(Bel Silva)