-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sexta-feira, 4 de agosto de 2023

 "Eu conheço cada palmo desse chão,
é só me mostrar qual é a direção..."
("Frete" - Renato Teixeira)

 


Ora, eu era menino nos idos de 1973, e esses trilhos de ferro, hoje quase encobertos pelo mato, me levavam para a minha terrinha Taipu, e me traziam de volta no dia seguinte. Hoje todos esses "vãos" já não vão mais, e nem vem. Estão todos ali, sepultados e esquecidos à flor da terra. Me angustia saber que a máquina preta se aposentou para descansar e outras mais modernas que vieram no seu lugar não querem ir mais além, voltam daqui, e ficam pra lá e pra cá, feito brincadeira de criança. Talvez um dia eu crie coragem, chame mais uns dois ou três destemidos e pegue essa estrada, mesmo que seja a pé, só para ter o prazer de voltar no tempo. Sei que o cansaço me dói, mas a saudade também me corrói por dentro.

Nenhum comentário: