-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tudo outra vez

"Boemia, aqui me tens de regresso
E suplicante te peço a minha nova inscrição.
(...)
Sei que essa gente falante
vai agora ironizar: 
Ele voltou!
o boêmio voltou novamente.
Partiu daqui tão contente.
Por que razão quer voltar?"
(A Volta do Boêmio - Adelino Moreira)

A volta dos boêmios

Parece farra, parece mesmo boemia, mas é que eles estão de volta. E todo farrista ("bêbado") é rico, é amigo, é valente. Então eles já andam às tantas por aí. Ficaram um tanto sumido, não da mídia, mas das ruas, da aproximação do povo. Mas estão de volta, e com aquelas musiquinhas infernais, renitentes, estridentes, cheias de mentirinhas. Todo mundo agora é bom, todos eles são amigos. Ora, e se o Criador, segundo o Livro Santo, criou o mundo em seis dias, e no sétimo descansou, eles terão quatro anos para fazer o mínimo por um povo, mas é bem certo que nada farão. Está mais do que provado. Irão repousar em suas mansões, vão rir de todos, esquecer os compromissos - na beira de uma piscina, tomando um uisquezinho, é fácil esquecer antigas promessas -, pois quase sempre não existe punição.
Eu vou achar que estou certo, e posso até me enganar, mas dessa vez eles não me enganam. Eu também tenho um "nada" para oferecer. E vai ser assim. Vamos combinar de agora: me deixem em paz, esqueçam de mim desde já!

Comentário: Eliel Silva
Imagem: Internet

Nenhum comentário: