-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pra inicio de conversa


“O homem da maquina então, então me falou:
vá embora poeta maldito,
o teu tempo maldito também já terminou.
E eu fui embora sorrindo sem ligar pra nada ,
como vou ligar para essas coisas,
quando eu tenho a alma apaixonada...”
(“E Que Tudo o Mais Vá Para o Céu” – Belchior/Jorge Mautner)




Onde estão os poetas? 

Onde estão os poetas
Da terra da poesia?
Do vale verde
De paisagem monótona.
Da cana que queima
E cega meus olhos. 
Onde estão os poetas
Da terra da poesia? 
Será que estão na pracinha
Minha cara Ceicinha?
Não ouviram teu chamado
De além-mar
Da tua nau poética
Repleta de cantorias? 
Talvez tenham se perdido
Em suas carruagens frondosas
Em suas vestes patriarcais. 
Onde estão os poetas?
Talvez calculando o valor da métrica
Pura retórica
Verborragia poética. 
Quiçá estejam nos bares
Lembrando Byron e
Álvares de Azevedo.
Onde estão os poetas? 
Ao fim da noite
Anestesiado de poesia
Olhei para o céu
Vi muitas estrelas
E poucos poetas. 

Ilton Soares
     Professor e poeta.

Imagem: Internet

Nenhum comentário: