“Mas se a vida chega ao fim
Deixa um grande herói
E eu vi num filme o meu herói
Zombar um ditador cruel
E vi um outro em que ele fez
Estrelas num cenário de papel.”
(Estrelas de Papel – Jessé / Elifas)
Filmoteca de Bolonha descobre fotograma inédito de "O Grande Ditador", de Chaplin
Lucia MagiEm Bolonha (Itália)
Taberna Beer Garden, plano geral. A câmera capta Hynkel (Hitler) de costas, sentado em cima de um barril. Com as mãos no ar, está pontificando diante do gordo e abobalhado Herring, que será seu ministro da Guerra, e de Garbitsch, o delgado futuro titular da Propaganda. De repente, Hinkel se levanta. A câmera Dolly se aproxima de suas nádegas, onde a madeira deixou impressa a marca da cerveja, duas pequenas cruzes. Ele se olha e exclama entusiasmado: "Que bonita imagem para representar meu império!"
Trata-se de um extrato do roteiro que Charlie Chaplin escreveu para "O Grande Ditador". A cena representava o nascimento daquele símbolo que parodia a suástica nazista e capta na ficção cinematográfica os fanáticos de um regime que pretendeu dominar o mundo. A cena não aparece na versão definitiva de 1940. Até uma semana atrás, ninguém sabia que o artista chegou a interpretá-la em 1938.
Fonte: uol - Noticias - Internacional
Matéria completa: http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/elpais/2011/07/16/filmoteca-de-bolonha-descobre-fotograma-inedito-de-o-grande-ditador-de-chaplin.jhtm
Nenhum comentário:
Postar um comentário