-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quinta-feira, 19 de maio de 2011

De volta ao começo

N E G R I N H A

O espetáculo Negrinha foi encenado pela primeira vez no ano de 1978 em Natal pela companhia Manacá de teatro, sob a direção de Costa Filho. Inspirado no conto de Monteiro Lobato, a peça conta a história  de  uma escrava que é tirada de sua terra juntamente com seus pais que são vendidos  a senhores de diferentes engenhos. A partir de então Negrinha passa por torturas e sofrimentos diversos. Viajando pelo Brasil colonial você vai se entregar a esta história comovente e cheia de encanto que retrata uma cultura secular. Negrinha é um espetáculo para todos os públicos. Esta é a terceira montagem feita pelo grupo Inovart. A primeira foi em 1987. Assista e se emocione.

O GRUPO

O Grupo Inovart, hoje companhia, surgiu em meio aos agitados anos 80, através de oficinas teatrais fornecidas pelo extinto NURE. O resultado destas oficinas foi a formação de 15 alunos atores que atuaram em nove espetáculos apresentados em diversas cidades do RN. Hoje o grupo conta com novos atores preparados através das oficinas de teatro da Fundação Nilo Pereira. Tem como diretor o professor Washington Pereira, o mesmo que o fundou em 1986. A produção do Grupo está por conta de Waldeck Moura.

ESPETÁCULOS MONTADOS

Grupo Inovart

Quem casa quer casa - 1987
(Martins Pena)
Negrinha - 1988
(Monteiro Lobato. Adap. Costa Filho)
Natal na praça - 1988
(O grupo)
A Eleição - 1989
(Lourdes Ramalho)
Os Saltimbancos - 1989
(Chico Buarque)
O Juiz de paz na roça - 1986
(Martins Pena)
O Rapto das Cebolinhas - 1990
(Maria Clara Machado)
O Chapeuzinho Vermelho - 1994
(Maria Clara Machado)

Companhia Inovart de Teatro

O auto de Nossa Senhora – 2010
Negrinha – 2011
*******
Waldeck Moura e Washington Pereira

Os atores deste espetáculo foram formados a partir das oficinas fornecidas pela Prefeitura Municipal de Ceará - Mirim através da Fundação Nilo Pereira, sob  o comando do Professor Washington Pereira e a coordenação de Waldeck Moura. O projeto teve início no ano de 2010  com extensão em 2011. Conta  com a participação de alunos de  várias escolas públicas e privadas  da  cidade. Nosso objetivo é formar cada vez mais atores na cidade para que assim possam cada vez mais crescer a cultura entre os adeptos da arte. 
Washington Pereira: Diretor
Waldeck Moura: Produtor

Um comentário:

C.Henrique disse...

Parabéns ao grande Washington! "We are the champions"