-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fogo e paixão

“A paixão é que nem cobra de vidro
E também pode quebrar
Faz o jogo e abre a folha do livro
Apresenta o ás
Pra renascer em cada pedaço que ficou
E o grande amor vai juntar
E é coisa que ninguém separa mais.”
(“A Página do Relâmpago Elétrico”
Beto Guedes / Ronaldo Bastos)

Baez, Norah e Paula

Eu me rendo

Eu já falei sobre ela aqui no blog uma vez. Quero falar de novo. Três vezes eu me apaixonei por essas musas da canção. Lá no início da década de 80 foi com Baez, mais tarde, em 2002 foi a vez de Norah Jones me deixar estupefato com o seu canto e o seu encanto. E, claro, sempre que isso acontecia, seguiam-se a corrida à cata dos discos, o que me custou um bom “tu tu”, além das incontáveis barganhas em sebos ou com colecionadores. Mas a alegria por cada disco conseguido valia por todo o esforço. No ano passado me veio a velha mania de me apaixonar por estrelas. Como eu a conheci isso eu já contei aqui, mas vou dizer mais... eu estava certo. Imagine que, algum tempo depois de tecer todo aquele bla bla bla sobre ela, figurões do mundo artístico também vieram a público declarar admiração pela musa. Pra se ter uma idéia, em seu último especial de fim de ano o rei Roberto Carlos, que a teve como convidada em seu show, se derreteu diante de tanta beleza, simpatia e talento. Se ele, que é rei e famoso ficou caído pela moça, imagine eu, um simples observador que acompanha com certa estranheza o nascer de certas estrelas da atualidade.
"Paula Fernandes ao vivo" -
show de talento e simpatia

A mineirinha Paula Fernandes agora nos presenteia com seu DVD gravado ao vivo. Uma demonstração de talento. Talento que fica bem claro e bem distribuído nos vários sets do show. Serena e segura, a moça sozinha com seu violão, abre a noite de festa com o carro chefe “Pássaro de Fogo” seguida de “Meu Eu Em Você”, já com a banda. Daí em diante ninguém mais segura esse dom. Seu primeiro convidado, o cantor Leonardo, percebe-se, fica até meio tímido diante da musa. Em dueto eles cantam “Tocando Em Frente” e a eterna guarânia “Índia”. Marcus Viana aparece com o seu violino cigano para dar um clima na canção “Quando a Chuva Passar”. Lembranças da infância bem vivida em Sete Lagoas (MG) vêm à tona enquanto canta "Amargurado", de Tião Carreiro e Pardinho, e "Ainda Ontem Chorei de Saudade", de João Mineiro e Marciano, músicas que costumava ouvir no radinho de sua avó. Os irmãos Victor e Leo cantam com Paulinha (gostaram da intimidade!) a inédita "Não Precisa". A emoção não acabou não. Nossa estrela ainda faz uma homenagem “ao rei Roberto Carlos”, como ela mesma diz, interpretando “Costumes”, gravada por ele no disco de 1979 e regravada depois por outros intérpretes, como a cantora Joanna. Almir Sater aparece nos extras. Lindamente brasileira, Paula Fernandes traz para todos nós, sedentos de uma boa música, a esperança de dias melhores em que, finalmente, nos sagrados fins de semana, poderemos nos sentar diante da TV e assistir uma programação caprichada, repleta de belas canções. Parabéns Paulinha, você venceu! Eu me rendo! Mas me faça feliz...

Emoções que merecem registro para
que fiquem guardadas para sempre
Créditos:
Texto: Eliel Silva
Imagens 1: internet
Imagens 2 e 3: DVD Paula Fernandes ao vivo

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo texto, bela homenagem...a-meii...sei que não me decepciono qdo acesso este blog!
Bj
Zilene

ELIEL SILVA disse...

"Brigado" Zizi. Parece que ela está vindo pra Natal. Fala pro Alex, (nem sei se ele gosta da música da moça, mas, como um bom musicólogo que ele é, deve reconhecer a qualidade musical da mineirinha). Abraços!