-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

sábado, 18 de dezembro de 2010

Coisas do coração

"Quanto tempo eu não sei
Não se mede em tempo uma paixão
Mas eu sinto cada dia mais
Você no coração..."
("Coisas do Coração" -
Eduardo Lages / Paulo Sérgio Valle)


SESSENTA SHOWS DO REI


Mas eu estou aqui vivendo esse momento lindo, de frente pra você e as emoções se repetindo...” É como diz a música de Rei Roberto Carlos, as emoções se repetiram pela sexagésima vez, ou seja, 60 shows completados nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro de 2010 no teatro Riachuelo do shopping Midway Mall em Natal, RN.
Falando em sexagésimo brinco com os amigos dizendo que agora eu sou sexy, pois poucas pessoas no Brasil tiveram o privilégio de ter ido a essa quantidade de shows do Rei. Lamento que milhões de pessoas nunca assistiram a um sequer.
À respeito desse espetáculo, apesar do preço exorbitante, digo que o teatro é belíssimo, acústica perfeita. Destaco quatro momentos marcantes: quando cantou a canção “Além do Horizonte” que é o nome do meu fã clube em Natal; na hora que falou sobre sua mãe que faleceu em abril e cantou a música “Lady Laura”; o arranjo que o maestro Eduardo Lages fez para a canção “Cavalgada” em perfeita sincronia com as luzes. É maravilhoso, já vi várias vezes, mas sempre me emociono. E no final do show quando ele estava jogando rosas para a platéia, aproximei-me do palco e ele me viu com a camisa da escola de Samba Beija-Flor que tem a sua fotografia apontou para mim, entregou-me uma rosa branca.
Durante o show relembrei dos primeiros que assisti nos anos 60 e 70 no Palácio dos Esportes, Natal/RN, ele tocando guitarra acompanhado pela banda RC 7. Era bem mais modesto em relação aos de hoje, mas muito empolgante. Em 1972 os americanos do navio Hope que estavam em Natal o aplaudiram de pé; em 1977 quando eu e meu cunhado Genar Sales entramos, o ginásio estava completamente lotado, notamos que a cabine da Rádio Nordeste estava vazia, fomos para lá e vimos de um lugar privilegiado. Interessante é que durante o espetáculo choveu muito e ele cantou a canção “Os seus Botões” que tem uma frase que diz “Chovia lá fora”, então falei: esse Roberto Carlos faz até chover. Em 1983, no Projeto Emoções, no Estádio Machadão emocionou a todos interpretando a música “As Baleias” e o palco que era azul ficou vermelho representando a matança das baleias. Em 1994, depois de onze anos, volta a Natal e faz um show no Vila Folia, um local atípico para shows do Rei. Nesse ano recebeu componentes do fã clube “Além do Horizonte” no Hotel Vila do Mar. A partir de 1995 seus shows passaram a ser no Ginásio Machadinho. Em 2007 teve um no Hotel Imirá Plaza. O mais bonito foi o shows “Detalhes” quando ele canta com a garota Gabriela a canção “Imagine” de John Lennon. O mais emocionante foi o show Luz no Spazzio em Campina Grande/PB, quando cai uma cascata de luz durante um minuto no momento em que canta a canção “Nossa Senhora” e fala: “Que as bênçãos de Nossa Senhora caía sobre todos nós em forma de uma cascata de luz”. O mais preocupante foi no Paladium em Caruaru/PE na terceira música faltou energia e ele ficou muito nervoso. Felizmente em 3 minutos tudo estava resolvido. No qüinquagésimo sétimo no Forrock em João Pessoa, no dia 3 de junho de 2009, na sétima música tive uma queda de pressão e fui na ambulância da Samu para o hospital da Unimed onde passei quase toda a noite. O qüinquagésimo oitavo foi no Machadinho, dia 4 de junho de 2009 e o quinquagésimo nono foi no Domus Hall, no Shopping Manaíra, em 9 de setembro de 2010. Eis alguns detalhes das dezenas de shows que compareci e das emoções que senti como fala a música “Cenário”: "O meu coração é como um palco/ Tantas as histórias já vividas/ Dramas romances comédias paixões/ Um entrar e sair de ilusões/ Sem saber se é pra rir ou chorar/ Já tentei mudar o meu cenário/ E esse coração tão solitário/ Mas cada vez que as luzes/ Se acendem sobre mim/ De novo a mesma história o mesmo fim...”
José Normando Bezerra
Presidente do Fã Clube Além do Horizonte-Natal/RN

Créditos:
Texto: Professor Normando Bezerra
Arte da ilustração: Edvaldo Morais
O trecho da letra de "Coisas do Coração",
gravada por Roberto Carlos no ano de 1987,
foi uma sugestão do R&C

Nenhum comentário: