-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Marcas do que se foi...

“Minha vida era um palco iluminado
Eu vivia vestido de ‘doirado’
Palhaço das perdidas ilusões
Cheio dos guizos falsos da alegria
Andei cantando a minha fantasia
Entre as palmas febris dos corações.”
(Chaõ de Estrelas - Orestes Barbosa / Sílvio Caldas)

O início, o fim e o meio

Hoje percebo como estávamos certos em insistir naquele sonho há exatos 21 anos. Indiscutivelmente o Tributo a Raul Seixas, realizado na cidade de Ceará-Mirim, tornou-se um dos maiores eventos musicais do Rio Grande do Norte. Valeu a intenção dos idealizadores, e mais que isso, valeu a perseverança do organizador e fã do Raul, nosso amigo Erivan Lima "Seixas". Há que se reconhecer a importância dessa festa hoje para a cidade em relação ao turismo, a diversão e a economia. Muita gente hoje tira proveito desse acontecimento, e isso até serviu para, se não acabar, pelo menos diminuir o preconceito da sociedade em relação a música rock. Há alguns excessos, sim, mas pelo menos não existe violência. Não há registro de ocorrência policial naquele momento, e isso basta para comprovar o clima de paz que impera no local do evento, por mais que pareça o contrário. Atento ao que rolou na festa do Raul, fiz alguns registros fotográficos que mostrarei agora. Infelizmente não pude fotografar a banda Holandês Voador, porque, precisando ficar até bem próximo à hora da abertura, colaborando juntamente com outros amigos na ornamentação do palco, foi exatamente quando saí para almoçar que teve início a festa. Perdi a primeira atração. Quando voltei já estava no palco a banda Moby Dick. E foi uma pena Os Grogs não poderem se apresentar devido a extensa programação do tributo e tendo eles outro compromisso em Natal. Ficou provado que para o próximo ano a organização precisa rever o número de bandas a se apresentar. Freqüentes atrasos para equalização do som de algumas bandas sempre acaba sacrificando a apresentação de outras.
Banda Moby Dick

Erivan "Seixas" - Raulzito está aqui!

Um público que "viaja" com as canções

Mércio, sempre presente

Nossos agradecimentos ao Erivan Seixas pelo convite para cantarmos uma música do Raul, e também aos músicos do KDA2, Tiago, Herminho, Jefferson, Éverton e Miguel, pelo mesmo convite. Infelizmente, por falta de ensaio não me atrevi. Fica para uma outra vez. Ao Giancarlo, dos Grogs, pela boa intenção de fazer um número com o Ionaldo Oliveira (vocalista da extinta Alma de Borracha), como nos velhos tempos.
Banda KDA2 - Genuinamente da terra -
orgulho de ser Ceará-Mirim

Muitos ficam até a última apresentação

No palco, a realização de um sonho 

Meu caro Erinho, agora vou te chamar pelo apelido, como sempre fiz por todos esses anos, visto que a nossa amizade vem dos anos 70. Para mim essa foto foi a mais importante que eu fiz nessa festa do Raul. Primeiro porque acho que registrei um grande momento, segundo porque ela me custou um preço alto. Quando eu tentava subir no palco para lhe fotografar mais de perto, fui barrado por um segurança desavisado. Foi quando me passou um filme na minha mente. Então eu lembrei daqueles anos primeiros, das dificuldades, da nossa insistência, da nossa garra. Tive que vencer o cara quase que na marra, um menino que eu vi crescer, e que, por sua vez, sabe de toda nossa luta, da nossa velha amizade. Cada um se defende como pode, e como sabe. Só por isso estou relatando esse fato agora. Mas nada vai me tirar o verdadeiro sentido dessa festa. O bom e velho rock and roll se encarrega de mostrar a todos que nada substitui a paz e o amor. Alguns excessos as vezes acontecem, é verdade, mas a força da música é bem maior. Woodstock é aqui.

A esperança de um futuro que acreditamos,
traduzido no olhar observador dessa criança,
num palco onde pisam tantas feras,
e se revelam tantos egos inflados

Fotografias e texto: Eliel Silva

Nenhum comentário: