-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Congratulations

“Quanta vida já passou
Quanta água já rolou nessa moenda
Leva luz pra toda casa
Livra eu da escuridão
(...)
Viajante eu chego já
Em versos,  fotografias
e histórias que eu tenho lá.”
(Boa Vista Zé Geraldo)

Tantas águas rolaram

Durante esses treze meses procuramos manter o blog Retratos & Canções com naturalidade, simplicidade e respeito, seja nas matérias publicadas, seja nos comentários e opiniões. Nada além que uma doce ilusão. A ilusão de que assim a vida pode parecer mais leve e a dor mais amena. Tenho sentido isso por "todo" esse "pouco" tempo. Sim, porque em se tratando de criação, treze meses, ah, isso não representa quase nada. A vida vai se reinventando pela vida afora. No nosso blog, nesse curto espaço de tempo, tantas "águas" já rolaram, e outras por certo virão. As vezes tranquilas, noutras meio turbulentas, mas essa roda d'água estará sempre pronta, à espera de todas elas (as notícias, as nossas lembranças), que produzirão a força motriz que movimenta esse veículo de comunicação. E eu só gostaria de agradecer aos nossos leitores, colaboradores, apreciadores do Retratos & Canções por esse convívio. Assim chegamos aos vinte mil acessos e isso nos dá a certeza de que não somos "o melhor" e nem o pior, talvez diferente. E o futuro a Deus pertence. Obrigado hermanos!
Texto, foto e emoções: Eliel Silva

domingo, 30 de janeiro de 2011

Dor medonha


“Esse matagal sem fim
Essa estrada, esse rio seco
Essa dor que mora em mim.”
(Retrato da Vida – Dominguinhos e Djavan)

Dominguinhos é submetido a cirurgia após sofrer princípio de infarto

Do JC Online

O músico Dominguinhos teve um princípio de infarto no último sábado (29) e precisou ser submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Os procedimentos foram realizados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde o artista encontra-se internado no momento.
Segundo sua ex-esposa, Guadalupe Mendonça, Dominguinhos passou mal no sábado à tarde e foi levado ao hospital, onde foi detectado o princípio de infarto e feita a cirurgia de forma emergencial. Segundo Guadalupe, Dominguinhos já saiu da UTI. Em conversa ao telefone neste domingo (30), o músico pareceu estar bem, informou Guadalupe. "Pelo que ele me falou, em dois dias ele deve ter alta do hospital".

Fonte: JC ONLINE
Foto: Rodrigo Lôbo/JC Imagem

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tremendo plágio

Ilustrador de capa de Erasmo quer processar alemão por plágio



"Amar Pra Viver ou Morrer de Amor", de Erasmo (à esq.),
 e "Circus Maximus", de Morlockk Dilemma (à dir.)


O ilustrador José Luiz Benício, mais conhecido como Benício, 74, tomou um susto na última quarta-feira quando foi avisado, pela internet, de que a capa que desenhou para o disco "Amar Pra Viver ou Morrer de Amor", de Erasmo Carlos, em 1982, foi plagiada na Alemanha.
"Faço parte de um grupo de ilustradores na internet e eles que viram. Já coloquei uma advogada para correr atrás disso e ver o que pode ser feito. Minha intenção é fazer um acordo", disse Benício à Folha.
O acusado de plágio é o MC alemão Morlockk Dilemma, cuja capa do álbum "Circus Maximus", que será lançado oficialmente em fevereiro, é praticamente igual à capa desenhada por Benício nos anos 1980.
"Não posso deixar isso acontecer. É um absurdo, ele copiou exatamente a mesma capa que eu desenhei, o fundo, é tudo igual, a essência é a mesma, só mudou a cabeça do cara", diz o ilustrador.
Benício é um dos ilustradores mais importantes do país. Ele ficou famoso nos anos 1960 após fazer ilustrações para revistas e cartazes de filmes, principalmente pornochanchadas. É dele o icônico cartaz do filme "A Super Fêmea", com Vera Fischer, nos anos 1970.

Fonte: Folha.com
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/867307-ilustrador-de-capa-de-erasmo-quer-processar-alemao-por-plagio.shtml

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Pode acontecer


O Conto do Sábio Chinês

Composição: Raul Seixas

Era uma vez
Um sábio chinês
Que um dia sonhou
Que era uma borboleta
Voando nos campos
Pousando nas flores
Vivendo assim
Um lindo sonho...

Até que um dia acordou
E pro resto da vida
Uma dúvida
Lhe acompanhou...

Se ele era
Um sábio chinês
Que sonhou
Que era uma borboleta
Ou se era uma borboleta
Sonhando que era
Um sábio chinês...
Créditos:
Foto da borboleta: Eliel Silva
Imagem do sábio: internet
Montagem: Israel Dylan

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Carta a um poeta

Rio, 15 de Janeiro de 2011



Caro Amigo Tom,


Estava a vasculhar os porões de minha mente e encontrei uma relíquia. A propósito não sei por que a gente guarda tantas coisas no porão. Talvez seja por serem são recortes de momentos vividos. Lembranças de momentos felizes e de momentos tristes. Retalhos, enfim. E o que é a vida senão uma imensa colcha de retalhos?
Tenho em minhas mãos aquele disco de bolso que vinha junto com o tabloide O Pasquim, lembra? Está meio gasto pelo tempo, mas ainda é possível ver o ano em que foi lançado: 1972. Faz tempo, hein amigo? No encarte transcreveste um trecho do poema O Caçador de Esmeraldas, de Olavo Bilac:


Foi em março ao findar das chuvas, quase à entrada
Do outono quando terra em sede requeimada,
Bebera longamente as águas da estação
Que em Bandeira, buscando esmeraldas e prata
À frente dos peões, filhos da rude mata
Fernão Dias Paes Leme entrou pelo sertão.


Neste compacto simples(que trazia no lado B uma música do iniciante João Gilberto) foi gravado uma das tuas maiores pérolas: a clássica Águas de Março. Uma verdadeira obra-prima. Essa bela canção foi eleita em 2001 pelo jornal Folha de São Paulo, a melhor música brasileira de todos os tempos, numa enquete realizada pelo jornal entre personalidades do meio musical, cultural e jornalistas.


É pau, é pedra, é o fim do caminho
É um resto de toco, é um pouco sozinho.
...
É uma ave no céu, é uma ave no chão
É um regato, é uma fonte, é um pedaço de chão..”


É uma letra que vai apresentando elementos da natureza, entrelaçados, amarrados a uma melodia maravilhosa. São elementos que vão formando na mente do ouvinte uma imagem de um ambiente que se distancia dessa coisa urbana e nos leva a um ambiente de tranquilidade onde os problemas cotidianos são banais, tipo; um carro atolado na lama, um corte na mão, um espinho no pé. Problemas estes ofuscados pela beleza que circunda que adentra este ambiente; o peixe, a fonte, o regato, o vento. Somente um grande apaixonado pela mãe natureza para elaborar versos tão lindos.
Foi em março de 1972 que a compuseste. No sítio de Poço Fundo, região serrana do Rio. Lugar lindo. Lá era possível ouvir o sussurro da brisa matinal, ver o céu prateado de estrelas e a lua se derramando sobre o arvoredo.
Poeta é poeta. Seu planeta é metafísico. Enxerga além. Seus olhos veem beleza e poesia onde outros olhos apenas enxergam o obvio. Por exemplo, para mim um regato, é apenas um regato, nada mais. Tu porém, à beira desse mesmo regaço, tiveste a inspiração despertada qual flor que se abre em pleno esplendor de primavera. E, junto com as águas do regato, correu pedra, ponte, luz da manhã, promessa de vida no teu coração.
Lembro, perfeitamente, o dia em que voltaste do sítio com a música pronta. Passaste no Antonio’s (aquele restaurante que a turma costumava freqüentar) e chamaste todos à tua casa para ouvir a nova criação. Parecias um menino. Entusiasmado. Sorrisão no rosto. Entre um misto de empolgado e orgulhoso disseste: “O pouco que faltava, fiz agora à tarde”. Tiraste do bolso um papel amassado, sentaste ao banco do piano e dedilhaste ao violão a melodia e soltaste a voz em bela canção. A gente ficou ali embasbacados ao redor de ti, tal qual ébrios sedentos de vinho ou como abelhas sedentas de mel.
Nos dias subsequentes só deu a nova canção. Se alguém pedia alguma música, lá vinhas tu com Águas de Março. Já estávamos de “saco cheio”, mas era gostoso te ver tão empolgado. Depois a música foi parar no disco Matita Perê e correu mundo.
Quando você se juntou à Elis Regina, em 1974, para gravar o disco Elis e Tom, na verdade nos destes um belo presente. Joia rara. Que disco! Que canções! Que interpretação!
Gostávamos de ouvir as histórias dos bastidores deste disco. O disco foi gravado nos Estados Unidos. Contavas que depois de receber Elis Regina, César Camargo Mariano, marido dela, João Marcelo, filho de Elis com Ronaldo Bôscoli e os músicos do conjunto de César, no aeroporto em Los Angeles, tu os levaste para tua casa para uma primeira reunião. Quisestes saber quem faria os arranjos. Elis prontamente respondeu: “Meu marido, César Camargo Mariano”. Tu disseste enfático: “Não. Não concordo.” Uma pedra de gelo caiu na sala ao mesmo que tempo que uma pedra de gelo caía no copo de uísque de Elis. Enquanto ao telefone tentavas desesperadamente encontrar o americano Claus Ogerman, arranjador de Matita Perê, César sentou-se ao piano e concentrou-se nos arranjos que havia feito para o disco. E tocou maravilhosamente bem. Resultado: esqueceste do arranjador americano e no dia seguinte parecia que nada havia acontecido. Enquanto Elis levava João Marcelo para conhecer a Disney, César tranquilamente trabalhava nos arranjos.
Unir dois gênios explosivos num mesmo trabalho não deve ter sido fácil. O piano elétrico de César Camargo era o xodó de Elis e o teu terror. Elis te achava antiquado e tu a consideravas moderninha demais. Prevaleceu o bom senso e a admiração que um nutria pelo outro.
É amigo, to aqui enrolando, enrolando, para não ter que dar uma notícia desagradável, mas preciso fazer isto. O fato é que neste Janeiro os céus tem estado muito bravos e a natureza impiedosa. Aconteceram tragédias climáticas sem precedentes na história climática brasileira na região serrana do Rio. Aumento do nível das águas dos rios, alagamentos, deslizamentos de morros e encostas.
Aquela casa no sítio de Poço Fundo, na qual criaste tantas pérolas, foi levada pelas águas. Casa e árvores partiram pesarosas e, certamente contra a vontade delas. Acabei de ver esses fatos pelo noticiário. E mesmo assustado com tudo isso, resolvi te escrever. De uma coisa podes ficar tranquilo: os tesouros musicais que nos legastes, ah amigo, esses não tem correnteza que leve. As suaves águas de março se anteciparam e caíram fortes. Mas, como costumavas dizer “que se vá os anéis e fiquem os dedos”.


Um grande abraço cheio de saudade!
Pedro Henrique *
Texto de José Flávio, Campinas, SP
* Personagem criado pelo autor do texto (colaborador)
Foto: internet

domingo, 23 de janeiro de 2011

Um cantor chamado Elvis Costello

Elvis Costello volta ao Brasil para dois shows

Cantor se apresenta em São Paulo e no Rio de Janeiro em abril


Elvis Costello

O cantor e compositor britânico Elvis Costello vai voltar ao Brasil. Ele vai fazer dois shows no país em abril, em São Paulo (05/04, no Credicard Hall) e no Rio de Janeiro (06/04, no Citibank Hall). Os preços dos ingressos ainda não foram divulgados.
Clientes Credicard, Citibank e Diners contam com pré-venda exclusiva entre 31 de janeiro e 06 de fevereiro. O público em geral poderá adquirir ingressos a partir de 07 de fevereiro.
Essa será a segunda passagem de Costello pelo Brasil. A primeira foi no final de 2005, quando ele se apresentou no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Belo Horizonte.
Um dos nomes mais importantes da história do rock, o músico lançou seu primeiro álbum, "My Aim Is True", em 1977. O mais recente, "National Ransom", é de outubro do ano passado.

Fonte: iG – ÚLTIMO SEGUNDO
Foto: Augusto Gomes
http://ultimosegundo.ig.com.br/noticias/elvis%20costello/p1237569153288.html


Nota do blog: Ouvir a música She, de Charles Aznavour, na voz do Elvis Costello – trilha sonora do filme Um Lugar Chamado Notting Hill, com Julia Roberts e Hugh Grant formando aquele par perfeito – é realmente coisa pra cinema.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Boa sorte


O R&C deseja boa sorte e muito sucesso aos artistas cearamirinenses que estão mais uma vez participando da FIART - Feira Internacional de Artesanato, dessa vez a 16ª, em Natal/RN. Essa gente humilde e batalhadora merece realmente todo o apoio do poder público e o nosso incentivo. Como se diz no popular: pra frente é que se anda!
Foto: internet

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

JOVEM GUARDA ESPECIAL

Aos 70

Bob Dylan assina contrato com editora para publicar seis livros


Da redação, por Fabiana Duffles

Depois de Ozzy Osbourne e Keith Richards lançarem suas obras literárias no ano passado, chegou a vez de Bob Dylan se dedicar aos livros.
O cantor assinou um contrato com a editora Simon & Schuster para escrever seis novas obras, segundo informa o site Crain's New York Business.
Esta não é a primeira vez que Dylan se aventura na área. Em 2004, ele publicou a autobiografia Crônicas: Volume 1, que se tornou best-seller nos Estados Unidos.
O cantor deverá escrever duas continuações para a obra que reúne suas memórias, além de um livro baseado em seu programa de rádio "Theme Time Radio Hour". Os temas das outras três publicações ainda não foram revelados.

Fonte: cifraclubnews
http://www.cifraclubnews.com.br/noticias/23972-bob-dylan-assina-contrato-com-editora-para-publicar-seis-livros.html

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A data é memorável, seus personagens mais ainda

"Posso não durar tanto quanto as outras cantoras,
 mas sei que posso destruir-me agora
se me preocupar demais com o amanhã."
 Janis Lyn Joplin

Hoje faz 29 anos do falecimento de Elis Regina. Cantora que se foi precocemente, deixou um vazio na Música Popular Brasileira. A cantora foi precoce, também, no início da carreira, aos onze anos começando a cantar numa rádio e aos dezesseis, lançando seu primeiro LP. Apelidada de Pimentinha por Vinícius de Moraes por motivos óbvios, ela interpretou canções que ficarão marcadas por muito e muito tempo.
~~~~~~
~~~~
~~

Se ainda estivesse entre nós, festa! Hoje Janis Joplin faria 68 anos de idade. A cantora faleceu cedo, aos 27 anos, preferiu viver ao máximo sem se preocupar com o amanhã, mas viveu, e como viveu. Aos 17, começou a cantar blues e folk com amigos. Sua vinda para o Brasil, na tentativa de dar um tempo na heroína, teve direito à expulsão de hotel e show em bordel, mas nada pior do que não ser reconhecida pelas pessoas na rua, apenas uns jornalistas e músicos. Hoje, sua voz forte e marcante ainda é tema de novelas, minisséries e vidas.
Colaboração de Isabel Silva
Fotos: internet

Justiça seja feita

Axl Rose

Fã vai ser indenizada por atraso em show dos Guns n' Roses

DE SÃO PAULO

A Justiça do Rio Grande do Sul confirmou a decisão de condenar a empresa T4F Entretenimento S/A a ressarcir uma fã que se queixou da mudança de local e do atraso de cinco horas na realização do show da banda Guns N' Roses em Porto Alegre.
A fã, que entrou com uma ação indenizatória, deve ter o valor dos ingressos (R$ 1.344) devolvido.
Moradora de Caxias do Sul, ela disse que teve de se deslocar até Porto Alegre para ver o show e, como tinha compromissos profissionais no dia seguinte, perdeu parte da apresentação.
A organizadora alegou que o atraso ocorreu porque parte dos equipamentos da banda foram danificados por uma forte chuva no Rio de Janeiro, onde a banda se apresentaria dois dias antes.
A fã já havia ganho a causa na primeira instância, mas a empresa recorreu da decisão. Os integrantes da 3ª Turma Recursal Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, no entanto, consideraram que a sentença deveria ser mantida.
Um recurso impetrado pela fã exigindo o pagamento de indenização por danos morais não foi aceito pelo juiz.

Fonte: FOLHA.com
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/862486-fa-vai-ser-indenizada-por-atraso-em-show-dos-guns-n-roses.shtml

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Agora é Tim

Nota do Blog: Que fique bem claro, estou me referindo ao síndico Tim Maia que, assim como Chico Buarque, também terá seus principais discos relançados pela Editora Abril. Abaixo, texto extraído da revista ALFA.



Vale tudo

Por Ana Luiza Leal

Uma das novelas mais aguardadas da música brasileira terminou. Carmelo Maia, herdeiro de Tim Maia, pôs fim aos impasses judiciais que emperravam o relançamento da obra do síndico. Assim, a Abril Coleções põe nas bancas 15 álbuns do artista em CD — entre eles os álbuns da fase Racional, há décadas vendidos a peso de ouro nos sebos de vinil. Racional 1 e 2 foram gravados de 1975 a 1976, quando Tim se converteu à seita Universo em Desencanto. As letras das canções propagandeiam a doutrina, que mistura ufologia a espiritismo, e fizeram com que Tim largasse a vida desregrada — e chegasse até a vender ovos num semáforo para ajudar a seita de Manoel Jacintho Coelho. Desiludido com a religião após flagrar o guru usando drogas e fazendo sexo com uma fiel, o compositor abandonou o Universo em Desencanto e nunca mais tocou as canções — clássicos como Imunização Racional (Que Beleza) —, e as renegou até sua morte, em 1998. É a primeira vez que Racional 2 sai em CD. A seleção traz um volume inédito, com sobras dessas gravações, o Racional 3. Outro destaque são os álbuns do começo dos anos 70, que reúnem Primavera, Gostava Tanto de Você e Não Quero Dinheiro. O compositor Hyldon, um dos melhores amigos de Tim Maia, com quem tocou até os anos 80, falou a ALFA sobre os bastidores da gravação dos melhores álbuns do síndico.
Fonte: Revista ALFA - http://revistaalfa.abril.com.br/cultura-e-sociedade/musica/vale-tudo/

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Com incenso e com George

Foi assim que eu comecei o meu dia hoje, acendendo um incenso, só para aromatizar o ar da casa, e no aparelho de DVD o clássico Concerto para Bangladesh. Aproveitando uma folguinha do trabalho, nessa sexta-feira (quase 13), fiz uma viagem de volta aos tempos da casinha na Rua Bacurau onde "convivi" com todas aquelas figuras do rock and roll. Muito bom rever São George Harrison e seus amigos (e que amigos!): Eric Clapton, Bob Dylan, Billy Preston, Ringo Starr, Ravi Shankar e tantos outros. A atmosfera daquele show ainda me faz um bem danado, mesmo já se passando quarenta anos. As vezes é preciso voltar ao começo pra gente recobrar as forças. Faço isso vez em quando. A vida não está fácil. Que o diga os nossos irmãos que enfrentam essa catástrofe no Rio de Janeiro. Porém, a gente tem que seguir em frente... Hare Krishna!
Créditos:
Fotos: internet
Texto: R&C

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Para domingo

Arte: Edvaldo Morais

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dá-lhe, Chico!

Editora Abril lança coleção do cantor/compositor Chico Buarque de Hollanda

A Coleção Chico Buarque reconta a vida e obra de um dos maiores compositores da MPB em 20 livros-CD que trazem as reproduções das capas originais dos LPs. Nas 44 páginas do livreto, o leitor fica sabendo da história por trás de cada faixa, entende o contexto histórico em que o disco foi composto e descobre detalhes saborosos da vida de Chico Buarque.

Quantidade: 20 livros-CD
Formato de cada livro: 133 x 129mm
Estrutura: 48 páginas por livro

Fonte: Abril Coleções - http://colecoes.abril.com.br/colecoes/chico-buarque-591731.shtml

<> <> <> <> <> <> <>
<> <> <> <> <>
<> <> <>


“Amor em 4 Atos” – Série baseada em canções de Chico Buarque estréia dia 11 de janeiro na TV Globo

Por Luiz Henrique Leão

Logo após a estreia de Big Brother Brasil 11, a Rede Globo exibe para todo o Brasil a nova microssérie Amor em 4 Atos. São quatro episódios baseados em cinco canções do Chico Buarque – “As Vitrines”, “Construção”, “Folhetim”, “Ela faz cinema” e “Mil Perdões”.
Com direção-geral de Roberto Talma, que dirige “Mil Perdões”, Amor em 4 Atos tem episódios dirigidos também por Bruno Barreto, em seu primeiro trabalho em televisão (“As Vitrines” e “Folhetim”) e Tadeu Jungle (“Ela faz cinema”). Os roteiros são assinados por Antonia Pellegrino, Marcio Alemão Delgado, Estela Renner e Tadeu Jung.
Fonte:Arte View

Nota do blog: Pode até parecer, mas não é comercial. Tem-se divulgado tanto na mídia coisas sem qualidade que quando aparece algo assim a gente fica na obrigação de fazer a nossa parte. Dá-lhe, Chico!
P.S.: Os CDs (com os livros da coleção do cantor) encontram-se nas melhores bancas de revistas. Já estou pegando os meus!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Rolam as pedras


O guitarrista dos Rolling Stones, Ron Wood, curte o samba na quadra da Mangueira na noite de sábado (8). O músico está no Rio de Janeiro em férias na companhia da namorada brasileira, Ana Araújo (à esq.) e aproveitou para curtir a Verde e Rosa, arriscando passos com a rainha de bateria Renata Santos. Na tarde de sábado (8), Ron visitou a cantora Amy Winehouse em um hotel no bairro de Santa Tereza, também no Rio.

~~~~~~~
~~~~
~~
Ex-beatle Pete Best faz primeira apresentação em Vitória

Vitória, 9 jan (EFE).- O ex-beatle Pete Best fez na noite deste sábado sua primeira apresentação em Vitória, na qual dividiu o palco com a banda capixaba Clube Big Beatles.
O show desta noite aconteceu na casa de shows Spírito Jazz, e fez parte do projeto Sócio de Carteirinha, promovido pelo Clube Big Beatles e que reúne uma vez ao mês importantes nomes da música nacional e internacional.
Ao lado do Clube Big Beatles, Pete Best relembrou clássicos do rock n' roll do fim da década de 1950 e começo da de 1960, período em que tocou ao lado de John Lennon, Paul McCartney e George Harrison.
O primeiro baterista dos Beatles ainda voltará ao palco neste domingo, na Praia de Camburi, a principal da capital capixaba, para um megashow no qual dividirá o palco com João Barone, dos Paralamas do Sucesso.
Barone também subiu ao palco neste sábado, e se arriscou até nos vocais, ao cantar o clássico Money, lançado pelo "Fab Four" no álbum "With The Beatles", de 1963.
Na manhã deste sábado, Pete Best visitou a comunidade Morro do Alagoano, também em Vitória, e se emocionou ao tocar junto com a bateria da escola de samba local Novo Império.
"Foi muito especial participar desse encontro, eu nunca tinha visto uma escola de samba de perto. E ainda tive a oportunidade de tocar com eles", disse à Agência Efe o primeiro baterista dos Beatles.
Pete Best fez parte dos Beatles de 1959 a 1962, quando foi demitido para que Ringo Starr pudesse entrar na banda. O episódio é considerado um dos mais controversos da história do rock n' roll, porque John, Paul e George não quiseram anunciar que o baterista estava perdendo o emprego, missão que coube a Brian Epstein, o empresário do grupo.
Nos anos seguintes à demissão, Pete, que estava nos Beatles na passagem da banda por Hamburgo, fase considerada como fundamental para seu amadurecimento, abandonou a música chegou a trabalhar em uma padaria, antes de conseguir um emprego público.
O primeiro baterista dos Beatles passou por um longo período de depressão no qual chegou a tentar suicídio, e só voltou à música em 1988, quando montou uma banda e passou a excursionar pelo mundo.

Fonte: uol – música
http://musica.uol.com.br/ultnot/efe/2011/01/09/ex-beatle-pete-best-faz-primeira-apresentacao-em-vitoria.jhtm

domingo, 9 de janeiro de 2011

Parece que foi ontem (e foi!)


David Bowie completa 64 anos afastado dos holofotes


Cantor britânico não lança álbum inédito há sete anos e está longe dos palcos há quatro

Augusto Gomes, iG São Paulo 08/01/2011

O David Bowie que faz aniversário neste sábado é um artista recluso. Aos 64 anos, ele não lança um álbum de inéditas desde 2003 e não se apresenta ao vivo desde 2006, quando fez uma participação especial em uma apresentação de David Gilmour e cantou com Alicia Keys num show beneficente. Esse afastamento alimenta os mais variados boatos, desde inocentes férias prolongadas para curtir a família (Bowie teve uma filha em 2000, a primeira de seu casamento com a ex-modelo Iman) até a possibilidade de uma doença grave..
A causa inicial do afastamento de Bowie, é verdade, foi mesmo a sua saúde. Em 2004, ele sentiu-se mal durante um show na Noruega e constatou-se que ele estava com uma séria obstrução numa artéria. Foi feita então uma angioplastia de emergência e o restante da turnê foi cancelada. De lá para cá, o cantor viveu de participações especiais. Se apresentou ao vivo com o Arcade Fire em duas oportunidades, gravou backing vocals para discos do TV on the Radio e de Scarlett Johansson, foi curador de um festival em Nova York, fez pontas em filmes ("O Grande Truque") e séries de TV ("Extras").

Capa de "Bowie - A Biografia"
É pouca coisa para um artista que ganhou ao apelido de "camaleão" pela capacidade de se reinventar a cada trabalho. Em mais de 40 anos de carreira, Bowie passou do glam rock para a soul music, do eletrônico mais experimental ao pop mais radiofônico. Sua influência ultrapassou a música: está na moda, no cinema, no comportamento. Sua história está contada em detalhes em "Bowie - A Biografia", do jornalista Marc Spitz. Lançado lá fora em 2009, o livro ganhou edição brasileira no final do ano passado. Ele funciona tanto como introdução a quem pouco conhece do artista, como como ótima fonte de informação aos fãs mais dedicados. Conta desde a infância e adolescência nos subúrbios de Londres, passando pelo difícil começo de carreira (Bowie colecionou fracassos durante quase toda a década de 1960, até estourar com "Space Oddity"), os escândalos da época do glam rock (ele virou notícia ao declarar-se bissexual em 1972), o envolvimento pesado com drogas no meio dos anos 1970, a revolução causada por sua "trilogia de Berlim" (três discos gravados entre 1977 e 1979 que mudaram a música pop), a fase mais pop e conservadora dos anos 1980, as novas reinvenções da década de 1990 e, por fim, a reclusão dos últimos anos. Na comparação com outras biografias de astros do rock, Spitz tem a vantagem de realmente conhecer música e, com isso, conseguir analisar e contextualizar a importância da obra de Bowie. Por isso, não espere muitas fofocas a respeito da atribulada vida do artista. Elas até estão lá, mas contadas num tom respeitoso e às vezes até envergonhado - Spitz, afinal, é um aficcionado e não esconde isso. Sua tristeza nos últimos capítulos, ao falar sobre a reclusão do cantor, é evidente. Quem é fã entende.
Fonte: iG – ÚLTIMO SEGUNDO
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/musica/david+bowie+completa+64+anos+afastado+dos+holofotes/n1237931903692.html

sábado, 8 de janeiro de 2011

O "show" já começou

Amy Winehouse deixa seios à mostra em sacada de hotel no Rio


A cantora Amy Winehouse deixou os seios à mostra enquanto acenava para fãs e fotógrafos na noite da última quinta-feira, na sacada de sua suíte no hotel Santa Teresa, no centro do Rio.

A cantora demorou a perceber que estava com os seios à mostra e só arrumou o biquíni algum tempo depois.
Nesta sexta-feira, Winehouse estava com a mesma roupa de ontem. Após passar uma hora e meia na piscina do hotel, a cantora inglesa foi para o quarto escorada nos dois seguranças ingleses que a acompanham na estada no Brasil.
Ela dividiu a piscina com outros hóspedes e ficou o tempo todo cercada por três guarda-sóis e uma lona que os funcionários colocaram ao seu redor para tentar dar privacidade a cantora.
Winehouse está no Brasil para fazer cinco shows. O primeiro acontece neste sábado em Florianópolis. Em São Paulo, o show acontece no dia 15 na Arena Anhembi.



Amy Winehouse "roubou" bebidas de quarto de hotel no Rio


Às vésperas da chegada da cantora Amy Winehouse ao Rio, na quarta-feira (5) de manhã, o Hotel Santa Teresa, onde ela se hospeda, recebeu um pedido da produção: o frigobar da suite deveria estar abastecido apenas com água, sucos e refrigerantes. Todas as bebidas alcoólicas deveriam ser retiradas.
Ao chegar, Winehouse estranhou o conteúdo. Recebeu a explicação de que o hotel segue uma linha zen-light e que, por isso, não havia bebidas alcoólicas.
Pouco depois, a cantora disse que gostaria de conhecer o hotel e pediu para visitar outros quartos. No primeiro que entrou, foi direto ao frigobar.
A Folha apurou que Winehouse pegou todas as bebidas alcoólicas que havia e levou-as para sua suite. Não chegou a visitar outras dependências do hotel.

Fonte: FOLHA.com - ilustrada
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/856761-amy-winehouse-roubou-bebidas-de-quarto-de-hotel-no-rio.shtml

Resgatando o nosso som

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que será que será...

Passagem de Amy Winehouse pelo Brasil é notícia na People


Publicação americana destaca a aparência "relativamente saudável" com que a cantora desembarcou no Rio de Janeiro e seu retorno aos palcos após dois anos

A passagem - até aqui calma - da turbulenta Amy Winehouse pelo Brasil é destaque no site da revista People, que chama atenção para a aparência "magra" e "relativamente saudável" com que a cantora foi vista no Rio de Janeiro. Amy é famosa por seu envolvimento com álcool e drogas, que a deixou dois anos longe dos palcos. Seu retorno oficial à ativa, no Brasil, também é sublinhado pela People.
Nesse hiato de shows oficiais, Amy chegou a subir ao palco com Mark Ronson no Festival de Coachella, em julho passado, e em outubro, quando fez uma pequena apresentação surpresa.
O site da People ainda fala do que a cantora teria feito em seus primeiros dias no Brasil: descansar no hotel e tomar banho de piscina com um biquini rosa. Amy Winehouse faz cinco shows no Brasil - em Florianópolis, Recife, Rio de Janeiro (dois) e São Paulo - e segue para Dubai.

Fonte: Veja - http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/passagem-de-amy-winehouse-pelo-brasil-e-noticia-na-people

sábado, 1 de janeiro de 2011

Pra começar... (E não me perguntem o porquê)

Billy the Kid

Novo México nega perdão a Billy the Kid, morto há 129 anos


Segundo governador do Estado, Bill Richardson, decisão deve-se a 'incertezas e ambiguidade histórica' em relação à figura lendária

O governador do Novo México, Bill Richardson, negou nesta sexta-feira um indulto simbólico ao lendário Billy the Kid, o mais famoso foragido do Oeste americano, morto com um tiro há 129 anos.
"Decidi não conceder a graça a Billy the Kid", declarou o governador ao canal ABC horas antes de deixar o cargo, neste 31 de dezembro à meia-noite. Richardson disse que esteve investigando Billy the Kid desde que assumiu o cargo, em especial os informes de que o governador do então território, em 1880, Lew Wallace, havia prometido perdoá-lo.
Segundo explicação de Richardson, o perdão não será concedido porque há "incertezas (sobre esta promessa) e uma ambiguidade histórica sobre o motivo pelo qual o governador Wallace teria desistido da graça".

Decepção

Elbert García, que afirma ser bisneto de Billy the Kid, mostrou-se "decepcionado" nesta sexta-feira com a decisão do governador. "Richardson nunca me ouviu, embora tenha enviado a ele vários comunicados. Agora, vou contar tudo no Facebook a meus amigos", disse García, de 71 anos, à AFP em sua residência no Novo México.
A lenda de Billy the Kid - ou William H. Bonney, também conhecido como Henry McCarty e Henry Antrim - inspirou dezenas de livros e filmes, como o Young Guns (Os Jovens Pistoleiros), de 1988.

Fonte: iG – Último Segundo
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/novo+mexico+nega+perdao+a+billy+the+kid+morto+ha+129+anos/n1237904487450.html

Filmes sobre Billy

• "O Proscrito" (1943), em que seu personagem é interpretado por Jack Buetel
• The Left Handed Gun (1958) com Paul Newman
• "Young Guns" (1989) Em que seu personagem é interpretado por Emilio Estevez
• "Young Guns II" (1991) Continuação de "Young Guns"
• "Pat Garrett and Billy the Kid" (1973) com a trilha sonora feita por Bob Dylan
• "BloodRayne 2" (2007) em que seu personagem é interpretado por Zack Ward.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Billy_the_Kid