-

"Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga." Denis Diderot

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Adeus a ex-musa

"Se ao menos o meu amor estivesse aqui
e eu pudesse ouvir seu coração
se ao menos mentisse ao meu lado,
estaria em minha cama outra vez..."
"O Amanhã é Distante" (Tomorrow Is a Long Time)
- Bob Dylan - Versão de Babal e Geraldo Azevedo

Morre aos 67 anos a ex-musa de Bob Dylan, Suze Rotolo

NOVA YORK (Reuters Life!) - A artista norte-americana Suze Rotolo, mais famosa por seu relacionamento de três anos com o cantor e compositor Bob Dylan, morreu, informou seu amigo Jim Hoberman, crítico do semanário The Village Voice.
Hoberman escreveu em seu blog que a artista de 67 anos morreu "depois de uma doença prolongada, em seu loft em Noho (Nova York) e nos braços de seu marido, Enzo Bartoccioli, com quem estava casada havia 40 anos".
A revista Rolling Stone considerou Rotolo a musa que teria inspirado algumas das primeiras canções de amor de Dylan, entre elas "Don''t Think Twice, It''s All Right", "Boots of Spanish Leather" e "Tomorrow Is a Long Time".
Graças a sua postura esquerdista, ela também "exerceu um papel enorme no despertar político de Dylan", escreveu a Rolling Stone.
Rotolo foi fotografada com Dylan na capa de seu álbum de 1963 "The Freewheelin'' Bob Dylan", e seu livro de memórias, lançado em 2009, é intitulado "A Freewheelin'' Time: A Memoir of Greenwich Village in the Sixties".
Ela tinha 17 anos quando começou a namorar Dylan, em 1961. Na canção "Don''t Think Twice, It''s All Right", ele escreveu: "Uma vez amei uma mulher, uma criança, me disseram / Dei a ela meu coração, mas ela queria minha alma".
(Reportagem de Mike Collett-White)
Fonte: terra - http://diversao.terra.com.br/noticias/0,,OI4966457-EI25,00-Morre+aos+anos+a+exmusa+de+Bob+Dylan+Suze+Rotolo.html

Nota do blog: Duas das três canções citadas foram versionadas para o português: "Don't Think Twice, It's All Right" ("Não pense duas vezes, tá tudo bem" - versão de Babal) e "Tomorrow Is a Long Time" ("O amanhã é distante" - versão de Geraldo Azevedo e Babal). Ambas se encontram no disco "Tá Tudo Mudando" (versão de Gabriel Moura e Mauricio Baia para a música Things have changed, de Bob Dylan). Em 2008, o paraibano Zé Ramalho fez uma compilação de canções de Dylan e lançou em CD e DVD. O primeiro registro em disco para "O Amanhã é Distante" (Tomorrow Is a Long Time), no entanto, se deu no LP/CD do Geraldo Azevedo "A Luz do Solo", de 1985. Por sinal, na minha humilde concepção, essa interpretação primeira do Geraldo Azevedo é a que mais se assemelha à original do Bob. Em tempo: Tomorrow Is a Long Time também foi gravada por Elvis Presley e Rod Stewart. A Suze Rotolo vai viver por muito tempo ainda na lembrança dos fãs de Dylan. Que ela agora, bem mais que antes, passeie livremente pelas ruas de Nova Iorque, como fez no momento da foto dessa capa.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Apesar de você... tem que ter festa

"Eu vou pensar que é festa
Vou dançar, cantar
é minha garantia
E vou contagiar diversos corações
com minha euforia
E a amargura e o tempo
vão deixar meu corpo,
minha alma vazia
E sem que se perceba a gente se encontra
pra uma outra folia."
("Agonia" - Música de Mongol
/ Interpretação de Oswaldo Montenegro)

"A nossa vida é um carnaval,
a gente brinca escondendo a dor,
e a fantasia do meu ideal,
É você meu amor.
Sopraram cinzas no meu coração,
tocou silêncio em todos os clarins,
caiu a máscara da ilusão,
dos pierrots e arlequins..."
("Turbilhão" - Moacyr Franco)

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Sem bossa nova

“É só isso o meu baião
/ E não tem mais nada não
/ O meu coração pediu assim, só
/ Bim bom bim bim bom bom...”
(“Bim Bom” – João Gilberto)


Justiça vai usar "Diário Oficial" para notificar João Gilberto sobre despejo


GABRIELA CANSECO

O músico João Gilberto, 79, será notificado pela Justiça, via publicação em Diário Oficial, para que desocupe um apartamento alugado por ele no Leblon, zona sul do Rio.
O aluguel, de R$ 8.000, vem sendo pago em dia. Mas a dona do imóvel, a condessa Georgina de Faucigny Lucinge Brandolini d'Adda, entrou com ação de despejo em razão do comportamento excêntrico do cantor.
A proprietária afirma que o artista não permite a entrada de ninguém, nem mesmo para obras necessárias. Ele teria colocado restrições ao acesso de pedreiros que iriam consertar uma janela.
Segundo o Tribunal de Justiça do Rio, um oficial tentou várias vezes entregar a intimação, sem sucesso. O mandado citatório constando a não entrega foi encaminhado para a 24ª Vara Cível. Segundo o TJ, o próximo passo é a intimação por edital.
Pessoas próximas ao artista não sabem ao certo qual é o uso dado ao local por João Gilberto. Amigos afirmam que ele mora em outro apartamento, no mesmo bairro.
A Folha não conseguiu falar com o cantor, que não tem assessoria de imprensa e rompeu com seu empresário. O advogado da dona do apartamento não foi localizado.
Georgina de Faucigny mora na Itália e é casada com Ruy Brandolini d'Adda, que tem título de conde e é um dos acionistas da Fiat. O músico aluga o imóvel há 15 anos, e a vigência do último contrato venceu em julho.
As negociações para que o músico entregasse o apartamento da condessa começaram há mais de seis meses. A ordem de despejo é fundada em denúncia vazia, instrumento que permite ao proprietário pedir o imóvel de volta sem alegar motivo.

Fonte: FOLHA.com
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/880744-justica-vai-usar-diario-oficial-para-notificar-joao-gilberto-sobre-despejo.shtml
Foto: internet

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Coração alado

Uma boa dica para quem quer viajar um pouco pelo universo do cantor/compositor Raimundo Fagner é acessar o exlecente blog "Fortaleza Nobre" (http://www.fortalezanobre.blogspot.com/), da Leila Nobre. Além de um apanhado sobre a carreira do cantor, você encontrará muitas coisas bacanas da terra de Iracema. Abra suas asas. Voe para lá...

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Feito pra acabar

“A gente é feito pra acabar
A gente é feito pra dizer que sim
A gente é feito pra caber no mar
E isso nunca vai ter fim.”
(“Feito Pra Acabar” –
Marcelo Jeneci / José Miguel Wisnik)
Marcelo Jeneci

A crítica tem comparado o moço a Roberto Carlos. Ouvi todo o seu disco e, sinceramente, não vi tanta semelhança assim. Mas confesso, a letra de “Quarto de Dormir”, e somente ela, nos remete às canções apaixonadas (algumas até no estilo dor de cotovelo) do rei. Nesse seu primeiro disco, de título curioso, “Feito Pra Acabar”, o multinstrumentista Marcelo Jeneci, que toca acordeon (sua primeira sanfona ele ganhou de Dominguinhos), piano e guitarra, pode-se dizer que é uma promessa dessa safra de novos cantores da MPB. Parceiro musical de muita gente boa, e que que já tem estrada, Vanessa da Mata, Luiz Tatit, Carlos Rennó, Chico César, Arnaldo Antunes e Zé Miguel Wisnik, o artista já emplacou duas das suas composições em trilha sonora de novela. “Amado”, em parceria com Vanessa da Mata, foi tema da novela Favorita”, e ganhadora do premio Multishow de 2009. “Longe”, parceria com Arnaldo Antunes, fez parte da trilha sonora da novela “Paraíso”. Com apoio de Laura Lavieri, com quem divide o vocal em algumas canções nesse seu primeiro CD, Marcelo Jeneci, ao que parece, veio pra ficar, mesmo se tudo é “feito pra acabar” um dia. E ainda que mal lhe pergunte meu prezado leitor e minha prezada leitora desse blog, vocês imaginaram alguma vez “tomar café com leite de rosas”?! Ouçam o disco!
Créditos:
Texto Eliel Silva
Imagens: internet

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Longe tão perto

The Beatles on the Tremembé beach


Está definido para os dias 25, 26 e 27 deste mês, o I Encontro dos Beatlemaníacos do Hotel Casa do Mar (Icapuí-CE). O evento aposta em ações diversificadas, para atrair fãs do "The Beatles" dos mais diversos pontos da região.

A programação é a seguinte:

Sexta, 25 de fevereiro:
19h – Abertura do Evento. Exposição Palestra: Aniversario de George Harrison, tendo como palestrante Marco Antônio Mallagolli (Presidente do Fã Clube Revolution)
20h – Espetáculo de Dança “The Beatles”
21h – Jantar de Massas “Penne Lane”
22h – Show Acústico: Mallagolli – Tributo a George Harrison

Sábado, 26 de fevereiro:
10h – Café da Manhã "Good Day Sunshine"
Desafio do dia: Brinde supresa
9h às 19h – Exposição The Beatles
10h – Palestra: Beatlemania no Brasil com Claúdio Teran (Portal Beatles Brasil)
11h – Bazar Beatles for Sale
12h - Feijoada Mágica e Misteriosa
13h às 16h – Show com a Banda Natalense “Os Grogs”
19h - Bate papo musical : Marco Antônio Mallagoli
20h - Jantar “It´s All Too Much”
22h - Show com a banda Cover de Fortaleza “Band On The Run”

Domingo, 27 de fevereiro:
06h às 10h - Café da manhã
09h - Desafio do dia com brinde supresa
09h às 14h - Exposição The Beatles
11h – Música ao Vivo Jam Sessions na Piscina
13h - Almoço
14h - Encerramento

Fonte: http://www.gutembergdias.com/?marcador=7
Fotos: internet

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Boas novas

Edvaldo Morais, João André e Eliel Silva

Gostaria de parabenizar o professor Edvaldo Morais pela sua contratação para prestar "seus relevantes serviços", como tão bem descreveu João André em seu blog, junto a Câmara Municipal de Ceará-Mirim. Parabéns ao presidente dessa conceituada casa, o senhor Ronaldo Venâncio, pela sábia decisão. "As 'chaminés' do progresso não podem parar." Vamos em frente!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Fogo e paixão

“A paixão é que nem cobra de vidro
E também pode quebrar
Faz o jogo e abre a folha do livro
Apresenta o ás
Pra renascer em cada pedaço que ficou
E o grande amor vai juntar
E é coisa que ninguém separa mais.”
(“A Página do Relâmpago Elétrico”
Beto Guedes / Ronaldo Bastos)

Baez, Norah e Paula

Eu me rendo

Eu já falei sobre ela aqui no blog uma vez. Quero falar de novo. Três vezes eu me apaixonei por essas musas da canção. Lá no início da década de 80 foi com Baez, mais tarde, em 2002 foi a vez de Norah Jones me deixar estupefato com o seu canto e o seu encanto. E, claro, sempre que isso acontecia, seguiam-se a corrida à cata dos discos, o que me custou um bom “tu tu”, além das incontáveis barganhas em sebos ou com colecionadores. Mas a alegria por cada disco conseguido valia por todo o esforço. No ano passado me veio a velha mania de me apaixonar por estrelas. Como eu a conheci isso eu já contei aqui, mas vou dizer mais... eu estava certo. Imagine que, algum tempo depois de tecer todo aquele bla bla bla sobre ela, figurões do mundo artístico também vieram a público declarar admiração pela musa. Pra se ter uma idéia, em seu último especial de fim de ano o rei Roberto Carlos, que a teve como convidada em seu show, se derreteu diante de tanta beleza, simpatia e talento. Se ele, que é rei e famoso ficou caído pela moça, imagine eu, um simples observador que acompanha com certa estranheza o nascer de certas estrelas da atualidade.
"Paula Fernandes ao vivo" -
show de talento e simpatia

A mineirinha Paula Fernandes agora nos presenteia com seu DVD gravado ao vivo. Uma demonstração de talento. Talento que fica bem claro e bem distribuído nos vários sets do show. Serena e segura, a moça sozinha com seu violão, abre a noite de festa com o carro chefe “Pássaro de Fogo” seguida de “Meu Eu Em Você”, já com a banda. Daí em diante ninguém mais segura esse dom. Seu primeiro convidado, o cantor Leonardo, percebe-se, fica até meio tímido diante da musa. Em dueto eles cantam “Tocando Em Frente” e a eterna guarânia “Índia”. Marcus Viana aparece com o seu violino cigano para dar um clima na canção “Quando a Chuva Passar”. Lembranças da infância bem vivida em Sete Lagoas (MG) vêm à tona enquanto canta "Amargurado", de Tião Carreiro e Pardinho, e "Ainda Ontem Chorei de Saudade", de João Mineiro e Marciano, músicas que costumava ouvir no radinho de sua avó. Os irmãos Victor e Leo cantam com Paulinha (gostaram da intimidade!) a inédita "Não Precisa". A emoção não acabou não. Nossa estrela ainda faz uma homenagem “ao rei Roberto Carlos”, como ela mesma diz, interpretando “Costumes”, gravada por ele no disco de 1979 e regravada depois por outros intérpretes, como a cantora Joanna. Almir Sater aparece nos extras. Lindamente brasileira, Paula Fernandes traz para todos nós, sedentos de uma boa música, a esperança de dias melhores em que, finalmente, nos sagrados fins de semana, poderemos nos sentar diante da TV e assistir uma programação caprichada, repleta de belas canções. Parabéns Paulinha, você venceu! Eu me rendo! Mas me faça feliz...

Emoções que merecem registro para
que fiquem guardadas para sempre
Créditos:
Texto: Eliel Silva
Imagens 1: internet
Imagens 2 e 3: DVD Paula Fernandes ao vivo

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mar e terra

Roberto Carlos faz pausa no “Emoções em Alto Mar”

Parada no Porto do Rio de Janeiro foi para anunciar novidades para 2011

iG Gente

Roberto Carlos fez uma pausa na sétima edição do Projeto Emoções em Alto Mar, que acontece desde o último sábado (12) e se encerra nesta quarta-feira (16), para anunciar as novidades para seu novo ano. No Porto do Rio de Janeiro, o músico reuniu jornalistas e anunciou que deixará Portugal de fora de sua agenda de 2011, mas passará por Jerusalém e pretende lançar um trabalho só com músicas inéditas.
Na ocasião, ele contou que não foi por falta de inspiração que adiou esse projeto e, sim, por falta de tempo. Roberto adiantou que o CD será de músicas românticas, mas com variedades de ritmos e estilos.
Além da parte musical, o encontro com jornalistas teve espaço para outros temas. A despedida de Ronaldo do futebol foi um deles. Roberto agradeceu as emoções, os gols e as jogadas do corintiano.
O aniversário do rei também virou pauta. O cantor, que completa 70 anos em 19 de abril, arrancou risos da plateia ao afirmar que fará o que puder para distrair o público sobre esse assunto. “Não me sinto com a idade que tenho, nem com 60. Quanto mais 70", afirmou.
O músico, que será homenageado pela Beija Flor no Carnaval carioca, falou ainda sobre os três maiores medos de sua vida -- “O primeiro é calvície; o segundo, velhice; e o terceiro, imaginem o que é" -- e afirmou que não tem nenhuma mania antes de subir ao palco para apresentar seu show: "Mania eu não tenho quase nenhuma. Meu negocio é TOC".
Fonte: iG Gente
http://gente.ig.com.br/roberto+carlos+faz+pausa+no+emocoes+em+alto+mar/n1238009088866.html?p=1

#######
Duani será Tim Maia em filme que estreia em 2012

Nos últimos tempos, sempre que ia a algum evento, Duani ouvia das pessoas: "Você vai fazer o Tim Maia no cinema, né?". E negava tudo. Afinal, não havia feito teste algum. Mal sabia ele, no entanto, que havia um fundo de verdade nisso tudo. "Fiquei viajando, sem saber direito o que estava acontecendo", diz.
Há cerca de dois meses, o cantor recebeu um telefonema do produtor Rodrigo Teixeira dizendo que ele estava sendo cogitado para o papel. Dito e feito. Desde que foi confirmado como protagonista da cinebiografia de Tim, Duani mergulhou em seu universo. "Passo a madrugada assistindo a vídeos dele na internet, pesquisando, trocando ideias sobre ele", conta o carioca, que atualmente vive em São Paulo e é casado com a cantora Mariana Aydar. "Leio e releio o roteiro e fico com um sorriso no rosto, constantemente."
O longa é uma adaptação da biografia "Vale Tudo", de Nelson Motta. A direção será de Mauro Lima (de "Meu Nome Não É Johnny") e Alice Braga viverá a esposa de Tim. Duani é amigo de Leo Maia, filho do cantor. "Depois que fui escalado para o filme ainda não nos vimos. Quero muito encontrá-lo."
A previsão é que a produção estreie entre março e abril de 2012. (Fernando Oliveira)
Fonte: Diário de S. Paulo
http://www.diariosp.com.br/_conteudo/2011/02/27809-duani+sera+tim+maia+em+filme+que+estreia+no+em+2012.html

Nota do blogueiro: Li recentemente o livro do Nelson Motta, uma excelente (e "conturbada") viagem ao universo do som e da fúria de Tim Maia. Recomendo.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A casa dos meus sonhos

Morar na pipa


Família gaúcha transforma estrutura de vinificação em moradia

Lívia Alves, iG São Paulo

E não se trata de uma casa construída nesse formato. Trata-se de duas pipas verdadeiras – usadas por mais de 35 anos – adaptadas em moradia da família.

O trabalho foi realizado pela arquiteta gaúcha Cristina Moreira que, antes de qualquer transformação, teve de providenciar a remoção da borra de uva que impregnava as paredes internas. “Foi preciso lixar bem a madeira para reduzir o forte cheiro de vinho que pairava no ar”, explica a arquiteta.
Internamente, as pipas foram pintadas com verniz fosco e na parte externa foi aplicado óleo de linhaça para mantê-las conservadas. “É perceptível a diferença de cores entre as paredes que armazenaram vinho e o assoalho novo”, diz Cristina.
Para garantir maior sustentação à casa, as estruturas de madeira foram envolvidas com círculos metálicos e ganharam uma torre de alvenaria, que serve de ligação e apoio aos moradores. “Nesse espaço ficam dois banheiros, um corredor e a escada que leva ao segundo andar”, diz Cristina.
Fonte: iG – Arquitetura
http://delas.ig.com.br/casa/arquitetura/morar+na+pipa/n1237992805520.html

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pouso forçado

"Mamãe quando eu crescer
eu quero ser rebelde,
se conseguir licença
do meu broto e do patrão,
Um Gandhi Dandy, um grande
milionário socialista
de carrão chego mais rápido à revolução."
("Dandy" - Belchior)

Garoto de sete anos tentou comprar um avião de verdade pela internet

Aviões de brinquedo não estão com nada. O negócio é ter um jato de verdade no quintal de casa. Foi isso que um garoto de sete anos de idade, na Inglaterra, tentou fazer. Ele estava pela internet navegando no site de leilões gringo, o eBay, e revolveu clicar em “comprar agora” no anúncio de uma aeronave modelo Harrier Jump no valor de US$ 113 mil.
Porém, o garoto não imaginou que não teria o dinheiro para pagar o brinquedo novo. E seu pai quase surtou quando recebeu a conta do jato.
“Quando o pai do garoto nos ligou, ele desculpou-se com muito pesar. Então colocamos a aeronave à venda novamente. Dessa vez, utilizamos o esquema de venda por leilão, para que não ocorra outra confusão. E desde que o episódio veio à tona, o leilão está indo muito bem”, disse a loja Jet Art Aviation, que é dona do avião.
Ah, o modelo é real, tudo! Só viria sem as armas, algo que deixaria o garoto triste, né?
Fonte: http://msn.techguru.com.br/garoto-de-sete-anos-tentou-comprar-um-aviao-de-verdade-pela-internet/

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dylan revisitado

Sem intenção nenhuma

Ontem, a turma aqui de casa foi a uma festinha infantil, eu resolvi ficar em casa, sozinho, remoendo os meus ossos, e nesse "rói rói", optei então por rever o filme A Máscara do Anonimato (Masked and Anonymous), muito louco, com um elenco de peso: Val Kilmer, Bob Dylan, Jeff Bridges, Penélope Cruz, John Goodman, Jessica Lange, entre outros, gravei algumas frases dos personagens que achei bem interessante. Por exemplo: "Lembre-se, a vida é como andar de táxi. Mesmo que não vá a lugar nenhum, o taxímetro está correndo." Outra: "Faz muito tempo que eu parei de tentar entender as coisas."
Pra quem interessar, segue a sinopse:

Um produtor musical desonesto tem a idéia de realizar um show beneficente, um evento internacional de objetivos que, na realidade, são questionáveis. O produtor consegue a participação do astro cult Jack Fate, libertado da prisão, para se apresentar no show. O palco está montado para muita música e polêmica, onde os dramas pessoais se misturam com a arte.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Para abençoados (...e ricos)

Roberto Carlos fará show em Jerusalém em junho
MÔNICA BERGAMO - COLUNISTA DA FOLHA
O cantor Roberto Carlos fará um show na cidade de Jerusalém (Israel) em junho. Ele fechou um acordo com uma agência de turismo, que oferecerá pacotes para o evento a partir de março.
O pacote incluirá passagens aéreas, hospedagem, ingressos para ao show de Roberto Carlos, além de visitas a Nazaré e ao Mar Morto.
O cantor pretende lançar o projeto após o Carnaval, quando serão aberta as vendas.


Fonte: Folha.com - Ilustrada
Foto: João Raposo

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Agradecimento


Com um sorriso de orelha a orelha...
Agradeço de coração aos amigos leitores que postaram os seus comentários (que hoje ainda chegam), àqueles que falaram pessoalmente comigo, e ainda aos que enviaram e-mails manifestando suas congratulações ao nosso trabalho no blog R&C quando atingimos a marca dos 20.000 acessos, o que ocorreu no dia 31 de janeiro do ano em curso. Obrigado mesmo, a todos vocês! Tem dado certo, mãe...


Zilene profa disse...
É tempo de comemorar, parabenizar e tantas o verbo nos permita porque 20.000 acessos não quer dizer apenas "a diferença" mas o compromisso, a competência, a originalidade, a inteligência,a simplicidade e, principalmente, a coragem e dentro destas, a vontade de produzir; não o que o sistema apela mas o que a sensibilidade permite e a informação exige... o que nos permite viajar. Parabéns pra você e viva pra todos nós que temos o que acessar sem medo de errar.E muitos e muitos acessos, sempreee. Bjsss
31 de janeiro de 2011 11:57


Anônimo disse...
Parabéns amigo!
O diferencial é justamente o que nos move a acessar este blog. O mesmo sempre nos presenteia com informações culturais importantes e prazerosas de se ler, ver e ouvir. Sinto-me feliz em fazer parte desse grupo de usuários.
Um abraço.
Moacir.
31 de janeiro de 2011 12:40


Edvaldo Morais Lopes disse...
Eliel, fazemos nossas as palavras da Zilene e do Moacir. Receba nossos cumprimentos pelo acesso vinte mil.
Edvaldo Morais e família.
31 de janeiro de 2011 17:20


Anônimo disse...
Parabens!!! por esses vinte mil acessos e nós como usuarios queremos alem de parabenizar agradecer por ter um blog diferente e rico de informaçoes.
Espero parabenizar em breve mais vinte mil acessos.....
abraços Kaline
1 de fevereiro de 2011 05:29


adrianoisrael disse...
20.000 acessos em pouco mais de um ano, realmente há muito o que se comemorar. É o reconhecimento do público pelo conteúdo autêntico deste blog.
2 de fevereiro de 2011 08:07


Gibson Machado disse...
Amigo Eliel,
20 000 acessos é a certeza de que, muitos leitores passaram pelo blog e, consequentemente, voce chegou a vários lugares com sua reconhecida simplicidade no modo de ser e agir. Não importa o número,mas a fidelidade com que os leitores lêem as postagens...isso sim,éimportante porque certamente os objetivos estão sendo alcançados. É o retorno pelo esforço e luta (utopia também) por uma sociedade justa e digna de convivência. As sementes estão sendo plantadas... logo os brotos surgirão, vigorosos e fortes para um novo amanhã!!!! Parabens e continue sonhando... nossa esperança não deve morrer!!!
10 de fevereiro de 2011 04:58

O professor

"Cantei, cantei
Nem sei como eu cantava assim
Só sei que todo o cabaré
Me aplaudiu de pé
Quando cheguei ao fim."
("Bastidores" - Chico Buarque)



Cauby Peixoto, 80 anos

A vida e a obra de um artista que já nasceu velho como cantor
Pedro Alexandre Sanches, repórter especial iG Cultura

O homem que completa 80 anos nesta quinta-feira (10 de fevereiro) gosta de se resguardar e de poupar ao máximo as energias que armazena. Anda em passos curtos. Prefere ficar sentado que de pé. Responde com frases curtas às perguntas daqueles que se amontoam ao seu redor numa segunda-feira, o único dia da semana em que ele costuma, religiosamente, sair de casa. “Olha, eu gostaria de sair mais se pudesse, se não fizesse mal. Beber, por exemplo, eu não bebo, porque sei que não é bom”, explica o resguardo, no dia da exceção.
Em algum momento da noite ele soltará de vez a voz, conhecida Brasil afora há 60 anos. E provará que ela, a voz, é a única coisa que ele, o cantor, extravasa sem economia de esforço. Niteroiense radicado em São Paulo, Cauby Peixoto mantém-se há oito anos em temporada contínua no igualmente histórico Bar Brahma, de São Paulo. É ali que ele dissipa a energia ainda acumulada no auge de seus 80 anos.
Na noite de 17 de janeiro, o mítico compositor paulista Paulo Vanzolini abrilhanta a plateia do bar, o que confere simbolismo extra à “cena de sangue num bar da avenida São João” de "Ronda", interpretada por Cauby três vezes durante o show, em português e em espanhol. A voz de trovão, acredite, está em grande medida preservada. Imóvel, Cauby faz ela verter pelo salão como se fosse o sangue do verso de Vanzolini. A plateia retribui acenando-lhe lenços brancos improvisados em guardanapos de papel. Ele devolve o gesto e o afeto, balançando em gestos mínimos seu lenço de linho.
Fonte: iG Último Segundo
Endereço para ler matéria na íntegra:


quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

De volta à caverna


Primeiro show dos Beatles completa 50 anos e fãs vão comemorar em Liverpool
Londres - Os fãs dos Beatles vão se reunir na quarta-feira (9) em Liverpool, a 350 quilômetros de Londres, para comemorar o 50º aniversário do primeiro show da banda, realizado em 9 de fevereiro de 1961 no Cavern Club. John, Paul, George e Ringo se apresentaram pela primeira vez no Cavern Club de Liverpool, em um show marcado para o meio-dia que seria o primeiro de quase 300 que fariam ali ao longo de dois anos.
Em agosto de 1963, quando os Fab Four já eram mundialmente conhecidos, o grupo fez sua última apresentação neste endereço que seria demolido na década de 1970 para construir um centro comercial.
Existe uma réplica a poucos metros do lugar original do clube, em Mathew Street, onde os fãs da banda se reunirão nesta quarta-feira para celebrar a data. Uma série de eventos organizados pela Cavern City Tours, os donos da réplica do clube, acompanharão o aniversário da banda.
A Prefeitura de Liverpool planeja cobrir a Mathew Street, em homenagem à canção "Lucy in The Sky with Diamonds". Também vão reformar a estátua de John Lennon e a escultura que representa o grupo, obra de Arthur Dooley.

Fonte: UOL Música
http://musica.uol.com.br/ultnot/efe/2011/02/08/fas-dos-beatles-comemoram-50-aniversario-da-banda-em-liverpool.jhtm

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Mudando de assunto

"Foi quando conheceu uma menina
E de todos os seus pecados ele se arrependeu
Maria Lúcia era uma menina linda
E o coração dele pra ela o Santo Cristo prometeu."
(Faroeste Caboclo - Renato Russo)

Faroeste Caboclo
(O filme)

João de Santo Cristo, Maria Lúcia e Jeremias, personagens centrais da trama de Faroeste Caboclo, música de Renato Russo na banda Legião Urbana, já têm seus intérpretes na adaptação cinematográfica. Foram escalados os atores Fabrício Boliveira, Ísis Valverde, uma das atrizes mais cotadas na Globo e que está na novela Ti Ti Ti, e Felipe Abib.
O filme, dirigido por René Sampaio e com roteiro de Marcos Bernstein e Victor Atherino e produção executiva de Bianca De Felippes e Marcello Ludwig Maia, explora o rico universo dos 159 versos e 9 minutos de uma das canções brasileiras mais famosas e narra a história de amor entre João do Santo Cristo e Maria Lúcia, um bandido que se apaixona e tenta largar o crime por amor. As filmagens vão acontecer em Brasília, berço da Legião Urbana.
Fabrício Boliveira é soteropolitano, 28 anos, tem experiência no teatro, no cinema e na televisão e uma namorada que ama Renato Russo. Ísis Valverde é mais do que conhecida do grande público, afinal ele está emendando uma novela na outra na Rede Globo. Seu primeiro trabalho foi em Sinhá Moça, mas foi na novela Beleza Pura, como Rakelli, que se destacou. Segundo a produção do filme, a atriz está entusiasmada com sua estreia no cinema e, suspeita, já que sabe de cor a letra da canção Faroeste Caboclo.
Já para o papel de Jeremias, foi escolhido o ator Felipe Abib, de 28 anos. Ele se formou pela Martins Pena e pela UniverCidade e já esteve nos espetáculos Pterodátilos, Corte Seco e Cachorro! e é fã de Led Zeppelin, Raul Seixas, Raimundos e, claro, Legião Urbana.

Fonte: virgula.uol.com.br

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/diversao/2011/02/07/268765-conheca-os-atores-confirmados-para-faroeste-caboclo

Dica do R&C
Aclecivam Soares, um jornalista mossoroense, que  acaba de perder o seu pai, sertanejo dos bons,  como despedida ao “velho” publica uma bela crônica,  detalhando a trajetória do pai e termina numa citação de Milton Nascimento em “Canção da América”: Qualquer dia amigo eu volto pra te encontrar”.  Vale a pena conferir: www.aclecivam.com.br

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

H E L P !

"Ajude-me, se você puder, eu me sinto pra baixo
e eu vou apreciar a sua luta na existência.
Ajude-me, coloque meus pés de volta no chão."
(Help - John Lennon e Paul McCartney)

##########
#####
#
#####
##########

Salvando a beleza

Essa imagem da foto mostra a Praça Barão de Ceará-Mirim bem cuidada, e eu sou testemunha e aprovo. Infelizmente isso não se traduz em outras áreas da cidade. Onde moro, por exemplo, na Rua Dr. Virgílio Inácio Bandeira e adjacências, a falta d'água que assola está causando muitos transtornos para os moradores. Imagine você ter as suas contas de água todas bem quitadas e não ter o direito de receber esse bem tão precioso. Ao que parece, não houve um aviso sequer sobre a situação. É sempre assim, as pessoas vão sendo surpreendidas dia após dia. Resolvido o problema do lixo (em parte) agora nos falta água. E assim vamos vivendo esse "samba do crioulo doido", num carnaval que, em nossa cidade, se estende pelo ano inteiro. Quando será que as máscaras cairão? 

Créditos:
Texto: Eliel Silva
Foto (CM): Isabel Silva
Foto (Beatles): internet

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Easy Rider

"O destino de aventureiro
É seu nome num grafite de banheiro
Coração tatuado em marinheiro
Um recado escrito no dinheiro."
("Destino de Aventureiro" - Eduardo Dusek)

(OBS: Não é Ruy Lima)

Eddy Villadeleún, de 63 anos, filho de Rubén Villadeleún "El Zorro", criador em 1961 da tradicional Caravana del Zorro, lidera a peregrinação de 222 quilômetros em motocicletas entre as cidades de Guatemala e Esquipulas, com mais 40 mil motoristas guatemaltecos.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dicas

Jovem Guarda Especial


O SERIDÓ NA TELINHA
A TV Brasil (antiga TV-E) apresenta neste sábado (05/02) as 18h30 (horário local) o programa PARA TODOS. Em pauta a região Seridó do RN, destacando: as belezas naturais do açude Gargalheira, a “pega do boi”, em Acari; as inscrições rupestres e o castelo medieval de Carnaúba dos Dantas; a comunidade quilombola Negros da Boa Vista, em Parelhas; a arquitetura preservada de Jardim do Seridó; a fabricação de queijo em Caicó; o bordado de Timbaúba dos Batistas e o frio da Serra de Sant’Ana. PARA TODOS é considerado uma revista de cultura popular voltado para “jovens de qualquer idade”. A TV Brasil, é retransmitida em Natal pela TV-U, pode ser captada também na antena parabólica e em tvs por assinatura.

FONTE: TV BRASIL

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Só faltava essa!...

“...Mas esses são detalhes
tão pequenos em você
que nem mesmo Roberto Carlos
com toda aquela conversa mole
pensaria em descrever.
(...)
...Gosto de você do jeito que você é,
metade sereia, metade jacaré.”
("Não Mude Mais Nada" –
Falcão/ Robertinho de Recife)

Modelo de "Mona Lisa" era homem, dizem pesquisadores

ROMA, 2 Fev 2011 (AFP) - Leonardo da Vinci usou um jovem como modelo para sua "Mona Lisa", asseguraram nesta quarta-feira pesquisadores italianos especializados no esclarecimento de mistérios artísticos, uma tese na qual especialistas do Louvre não acreditam.
Silvano Vincenti, presidente do Comitê Nacional para a Valorização dos Bens Históricos, afirmou aos jornalistas que um jovem assistente do mestre renascentista chamado Salai foi o modelo do célebre retrado da "Mona Lisa", também conhecida como "Gioconda".
Salai, cujo verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti, começou a trabalhar com o artista aos 16 anos e permaneceu a seu lado durante 25 anos. Foi, dizem, sua musa e seu modelo para vários quadros. Segundo Vincenti, os dois homens mantinham uma relação "ambígua" e é possível que fossem amantes.
Vincenti destaca a grande semelhança entre os traços dos rostos dos protagonistas de "São João Batista" e "Angelo Incarnato" com o nariz e a boca da "Mona Lisa". Segundo este pesquisador, o mestre deixou indícios, pintando nos olhos da Gioconda uma minúscula letra L de Leonardo e uma S de Salai.
Assegura que, para chegar a estas conclusões, sua equipe baseou-se em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade.
Mas o Louvre, proprietário da "Mona Lisa", tem suas dúvidas.
Consultado pela AFP, o museu lembra que "o quadro foi submetido a todas as análises de laboratório possíveis em 2001 e em 2009. Não foi encontrada nenhuma inscrição (letra ou cifra) durante estes exames".

Fonte: UOL ENTRETENIMENTO
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/afp/2011/02/02/modelo-da-mona-lisa-era-homem-dizem-pesquisadores.jhtm

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

I’m only bleeding

“O que eu sinto a respeito dos homens
é estranho
É estranho como é frio
É estranho como eu perdi a fé
É estranho como é estranho
Perguntar o nome.”
(Extraño – Thedy Corrêa) – Nenhum de Nós
Muito estranho

Tenho presenciado muita estranheza dessa raça humana. Nos livros, nos noticiários da TV, nas páginas dos jornais. Sempre observava tudo como uma coisa distante, um acontecimento isolado, bem longe de nós, da nossa realidade. Mas que nada! O século XXI veio e me pegou desatento. Percebo então que gente sem escrúpulos tem por toda parte. E eu com os meus olhos de menino indefeso vejo tudo acontecer agora, que, de tão perto e com tanta constância, me mete medo. “Tô ferrado!” Essa é a sensação, esse é o meu grito do dia a dia. Parece que não há limites pra maldade humana. E a hipocrisia está por toda parte. Tenho tentado, em toda minha vida, ter o cuidado de respeitar o meu semelhante. Mas o que vejo é tenebroso: gente derrubando gente, pisando e enganando pra se promover. Gente fria e calculista, com seus planos maquiavélicos, sem capacidade nenhuma e mesmo assim querendo levar adiante o progresso. Que progresso? E tudo vai acontecendo tão impunemente.  Até quando estas bestas triunfarão!? Sinceramente, estou assustado. Já não me preocupa as “investidas” da natureza, não me faz tremer as intempéries do tempo. Só a maldade do homem me abala. Quisera poder me proteger dentro de uma redoma, ou me esconder na concha de um caracol. Mas vou sendo empurrado por essa enxurrada como um velho tronco de uma árvore que luta pra sobreviver, e sempre envolto em muito mistério. Que Deus me perdoe, mas na minha santa ignorância às vezes me pego a pensar que o mundo deu errado.

Créditos: Texto e fotografia: Eliel Silva
“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” Rui Barbosa

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011